Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Álison Francisco de Souza-
dc.date.accessioned2023-08-10T18:13:11Z-
dc.date.available2023-08-10T18:13:11Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27682-
dc.description.abstractThis research exposed repercussions on the teaching and learning process caused by the public health emergency caused by the Covid-19 pandemic in Brazil. The general objective of the study was to investigate strengths and weaknesses in the use of technologies in remote teaching, considering the contexts of Mathematics teachers in Basic Education and Higher Education. This study was carried out with mathematics teachers who work in Basic Education in the Municipality of Mamanguape and in higher education in the Mathematics Degree Course at UFPB, IV Rio Tinto campus. The methodology used in the research in relation to the objectives was the descriptive research and in relation to the technical procedures the case study was used. The research population consisted of 17 teachers, who work in higher and basic education in public and private education institutions in the municipality of Mamanguape-PB, in the data collection a structured questionnaire was applied, containing two parts, one related to sociodemographic data and another part related to the objective of the research that was applied in person and online through the Google Forms tool, then the data were grouped in the Excel 2019 program and, after, analyzed using descriptive and analytical statistics, tables and tables were prepared graphics. As a result, the study showed which platforms and digital tools were used during remote teaching by mathematics teachers, it was possible to expose challenges and various difficulties in the teaching process during this period. However, even in the face of the adversities faced by the research participants, some benefits were mentioned, such as technological improvement. However, social and educational inequalities must be considered in the elaboration of public policies, seeking to ensure equitable accessibility to technological means for those who are part of the teaching-learning process, without exclusions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-10T18:13:11Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÁlisonfranciscodeSouzaSena_TCC.pdf: 544821 bytes, checksum: 55c7a21d1510e7bbebd02275936f3091 (MD5) ÁlisonfranciscodeSouzaSena_TERMO.pdf: 585487 bytes, checksum: 98a613fcd742dc1b622e7372bf516308 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T18:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÁlisonfranciscodeSouzaSena_TCC.pdf: 544821 bytes, checksum: 55c7a21d1510e7bbebd02275936f3091 (MD5) ÁlisonfranciscodeSouzaSena_TERMO.pdf: 585487 bytes, checksum: 98a613fcd742dc1b622e7372bf516308 (MD5) Previous issue date: 2022-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectUso de tecnologiaspt_BR
dc.titlePotencialidades e fragilidades do uso de tecnologias no ensino remoto: contextos dos professores de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Agnes Liliane Lima Soares de-
dc.description.resumoA presente pesquisa expôs repercussões no processo de ensino e aprendizagem ocasionada na emergência de saúde pública causada pela pandemia do Covid-19 no Brasil. O objetivo geral do estudo foi investigar potencialidades e fragilidades do uso de tecnologias no ensino remoto considerando os contextos dos professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior. O referido estudo foi realizado com os professores de matemática que atuam na Educação Básica do Município de Mamanguape e no ensino superior no Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB, campus IV Rio Tinto. A metodologia utilizada na pesquisa em relação aos objetivos foi a pesquisa descritiva e em relação aos procedimentos técnicos foi utilizado o estudo de caso. A população da pesquisa foi composta por 17 professores, que atuam na educação superior e básica nas instituições de ensino público e privado do município de Mamanguape-PB, na coleta dos dados foi aplicado um questionário estruturado, contendo duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográficos e outra parte relacionada ao objetivo da pesquisa que foi aplicado de forma presencial e online através da ferramenta Google Forms, em seguida, os dados foram agrupados no programa Excel 2019 e, após, analisados por meio de estatística descritiva e analítica, foram elaborados tabelas e gráficos. Como resultado, o estudo apresentou quais as plataformas e ferramentas digitais foram utilizadas durante o ensino remoto pelos professores de matemática, foi possível expor desafios e diversas dificuldades no processo de ensino nesse período. Porém, mesmo diante das adversidades enfrentadas pelos participantes da pesquisa, foi citado alguns benefícios, como o aperfeiçoamento tecnológico. Contudo, as desigualdades sociais e educacionais devem ser consideradas na elaboração de políticas públicas, buscando garantir a acessibilidade aos meios tecnológicos de forma equânime para os que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, sem exclusões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁlisonfranciscodeSouzaSena_TCC.pdfTCC532,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ÁlisonfranciscodeSouzaSena_TERMO.pdfTERMO571,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons