Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Clebson Santos da-
dc.date.accessioned2023-08-10T18:49:19Z-
dc.date.available2023-08-10T18:49:19Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27687-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate how high school students perceived the learning process during emergency remote education. The methodology is qualitative and exploratory, based on the electronic application of a questionnaire on Google Forms. We based this research on studies by Prensky (2001), Cota (2002), Simon (2013), Modelski, Giraffa and Casartelli (2020), Ribeiro and Paz (2012), among others. The research participants were three high school students from the same school, located in Mamanguape-PB This research enabled the understanding of the use of Information and Communication Technologies (ICT) for use in a virtualized environment, totally remote, adopted due to the public health conditions imposed by the Covid-19 pandemic, which made it impossible for face-to-face activities in public and private education networks. The results of the research showed the need for adaptation that the students involved need to exercise in the face of this new teaching format adopted as a preventive form, adopted by new teaching methodologies applied to overcome the distance and build essential and satisfactory knowled.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-10T18:49:19Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClebsonSantosdaSilva_TCC.pdf: 1581310 bytes, checksum: eb2132fa1bfa3d832d30933814e8bf21 (MD5) ClebsonSantosdaSilva_TERMO.pdf: 232110 bytes, checksum: ecb22a7c95686e0814bc585bc53712cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T18:49:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClebsonSantosdaSilva_TCC.pdf: 1581310 bytes, checksum: eb2132fa1bfa3d832d30933814e8bf21 (MD5) ClebsonSantosdaSilva_TERMO.pdf: 232110 bytes, checksum: ecb22a7c95686e0814bc585bc53712cf (MD5) Previous issue date: 2021-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectPercepção de estudantespt_BR
dc.subjectTecnologias no ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleO impacto do ensino remoto e a percepção de alunos do ensino médio: um estudo de caso a partir do componente curricular matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Graciana Ferreira-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral investigar a percepção de alunos do Ensino Médio com relação à aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório, cujo instrumento utilizado foi um questionário enviado de forma eletrônica via formulário do Google. Como aporte teórico foram utilizados os trabalhos de Prensky (2001), Cota (2002), Simon (2013), Modelski, Giraffa e Casartelli (2020), Ribeiro e Paz (2012) e outros. Os indivíduos da pesquisa foram três estudantes do Ensino Médio de uma mesma instituição de ensino presente no município de Mamanguape, na Paraíba. Esta pesquisa possibilitou a compreensão do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o uso em ambiente virtualizado, totalmente remoto, adotado devido às condições de saúde públicas impostas pela pandemia1 da Covid-19, que impossibilitou as atividades presenciais em redes públicas e privadas de ensino. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de adaptação que os alunos envolvidos precisam exercer diante deste novo formato de ensino adotado como forma preventiva, tomados por novas metodologias de ensino aplicadas para contornar o distanciamento e construir conhecimentos essenciais e satisfatórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClebsonSantosdaSilva_TCC.pdfTCC1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ClebsonSantosdaSilva_TERMO.pdfTERMO226,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons