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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27693
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosário, Elison Breno Mariano do-
dc.date.accessioned2023-08-10T19:23:34Z-
dc.date.available2023-08-10T19:23:34Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27693-
dc.description.abstractEducation is a primordial part of the development process of a nation, therefore, studying its application is, in fact, an object of study that needs attention. Thus, conceiving EJA as material for popular ascension and political struggle in debates expands the range of opportunities for its development. In Education, more specifically, in EJA, and its development as a teaching modality, we seek to show the need for its execution mediated by normative documents and decrees issued in a way that contemplates it. The present work had as its general objective to present a study on the needs of Mathematics Education Professionals in the municipality of Mataraca who work in schools that offer the EJA modality. The methodology used in the research about the objectives was exploratory research, regarding the technical procedures used in the research it is characterized as a case study research, on the approach to the problem qualitative research was used. This research was developed with 2 teachers from the city of Mataraca, in two schools, one municipal and the other state. Using an interview activity via Google Forms as an instrument for collecting research data, containing 9 mandatory questions and 1 optional question. Bringing results, this research showed there is a need for proper specific regulation for EJA, which, until this research, meets the BNCC decreed in 2018. There were also other needs for teachers, such as the failure to assist in developing continuing education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-10T19:23:34Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Elisonbrenomarianodorosário_TCC.pdf: 502974 bytes, checksum: 59013651773d5de07d3d4f0f26f9e197 (MD5) Elisonbrenomarianodorosário_TERMO.pdf: 203193 bytes, checksum: 7798d08c5614aca6cbe1fe6542678a57 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEjapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA eja, a bncc e o professor de matemática: um estudo sobre as necessidades para ação docente no município de Mataraca.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Givaldo de-
dc.description.resumoA Educação é parte primordial para o processo de desenvolvimento de uma nação, sendo assim, estudar a aplicação da mesma é, de fato, um objeto de estudo que necessita de atenção. Portanto, conceber a EJA como material de ascensão popular e de luta política nos debates, expande o leque de oportunidades ao seu desenvolvimento. Na Educação, mais especificamente, na EJA, e no seu desenvolvimento enquanto modalidade de ensino, buscamos mostrar as necessidades para sua execução mediadas pelos documentos normativos e decretos expedidos de forma que a contemplasse. O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo sobre as necessidades dos Profissionais da Educação Matemática do município de Mataraca que atuam nas escolas que ofertam a modalidade da EJA. A metodologia utilizada na pesquisa em relação aos objetivos foi a pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos técnicos utilizados na pesquisa caracteriza-se como pesquisa um estudo de caso, sobre a abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa. Esta pesquisa foi desenvolvida com 2 Professores da cidade de Mataraca, em duas escolas diferentes, sendo uma municipal e outra estadual. Tendo como instrumento para coleta de dados de pesquisa uma atividade de entrevista via Google Forms, contendo 9 questões obrigatórias e 1 questão optativa. Trazendo resultados, esta pesquisa, mostrou há necessidade da devida normatização especifica para EJA, na qual, até esta pesquisa, atende pela BNCC decretada em 2018. Verificou-se ainda, demais necessidades aos docentes, como a falha na assistência no desenvolvimento da formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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