Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, José Luiz do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-08-11T13:24:57Z-
dc.date.available2023-08-11T13:24:57Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27705-
dc.description.abstractThis course conclusion paper presents a study on the game of chess from a didactic point of view. In this way, the game of chess can play a role as a pedagogical tool in the teaching of mathematics and improve students' academic performance in the discipline as well as in activities outside the school, in everyday life. This work aims to relate the mathematical skills found at BNCC through the didactic practice of the game of chess in the school environment. After all, studies relate the game of chess to the emergence of civic qualities such as autonomy, self-criticism and empathy, while promoting the skills of concentration, attention, creativity and logical reasoning, among others. The contributions of this study are two: the scientific community is aware of the benefits that the game of chess brings to teaching; academic literature is strengthened by our study, which intervenes in favor of the use of chess in the school sphere. To fulfill our general objective, it was necessary to investigate theoretically the studies carried out with chess in schools, to then trace similarities between the studies carried out and the general and specific competences of Elementary Education, both defined in the BNCC, and finally , elaborate five problem situations that use the game of chess, where each problem situation, has as goal to promoting the development of one skill defined by the National Common Curricular Base (BNCC) focused on Mathematics. We conclude that the Game of Chess, as suggested throughout the study and in relation to the objectives of the study, can generate positive results in terms of student participation, as well as for the development of character and certain mathematical skills.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T13:24:57Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseLuizdoNascimentoLima__TCC.pdf: 2510060 bytes, checksum: 03ee767ecc3e8380dd5e9a5eb49c28a6 (MD5) JoseLuizdoNascimentoLima__TERMO.pdf: 575031 bytes, checksum: a84043f77f7e27e2302c4cafd1093340 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T13:24:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseLuizdoNascimentoLima__TCC.pdf: 2510060 bytes, checksum: 03ee767ecc3e8380dd5e9a5eb49c28a6 (MD5) JoseLuizdoNascimentoLima__TERMO.pdf: 575031 bytes, checksum: a84043f77f7e27e2302c4cafd1093340 (MD5) Previous issue date: 2020-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectJogo de xadrezpt_BR
dc.titleCriando possibilidades para o uso didático do jogo de xadrez no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fátima Castro-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre o Jogo de Xadrez do ponto de vista didático. Defendemos que o jogo de Xadrez pode desempenhar um papel de ferramenta pedagógica no ensino da Matemática e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos na disciplina como nas atividades externas à escola, no meio cotidiano. Esse trabalho tem como objetivo relacionar as competências e as habilidades matemáticas encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio da prática didática do Jogo de Xadrez no âmbito escolar. Pois há estudos que relacionam o Jogo de Xadrez com o afloramento de qualidades cívicas como a autonomia, autocrítica e a empatia, enquanto promove as habilidades de concentração, atenção, criatividade e raciocínio lógico, entre outras. As contribuições desse estudo são duas: a comunidade científica fica a par dos benefícios que o Jogo de Xadrez traz para o ensino; a literatura acadêmica se fortalece com o nosso estudo, que intervém a favor do uso do Xadrez na esfera escolar. Para cumprir nosso objetivo geral, foi necessário investigar em caráter teórico os estudos realizados com o xadrez nas escolas, para em seguida, traçar similaridades entre os estudos realizados e as competências gerais e competências específicas do Ensino Fundamental, ambas definidas na BNCC, e por fim, elaborar cinco situações problemas que utilizam do jogo de Xadrez, onde cada situação problema, tem por objetivo promover o desenvolvimento de uma habilidade definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltada para a Matemática. Foi conclusivo que o Jogo de Xadrez, como sugerido ao longo do estudo e em relação aos objetivos do nosso estudo, através de planejamento, pode trazer resultados positivos quanto à participação do aluno, bem como para o desenvolvimento do caráter e de certas habilidades matemáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseLuizdoNascimentoLima_TCC.pdfTCC2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoseLuizdoNascimentoLima_TERMO.pdfTERMO561,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons