Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Julianny Marcelly Silva de-
dc.date.accessioned2023-08-11T17:18:00Z-
dc.date.available2023-08-11T17:18:00Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27717-
dc.description.abstractThe present work aims to develop a methodological proposal for the teaching of Polygons and Quadrilaterals for students with Autism Spectrum Disorder from the mapping of methodologies already worked for the Final Years of Elementary School. For this development, we classified the research as applied, qualitative, exploratory and bibliographical, since a survey of articles and dissertations that had common areas between Mathematics Education and Autism Spectrum Disorder was carried out, considering the readings of the titles, abstracts and, consequently, text. Among the cataloged works, we highlighted the existing methodologies used in mathematics classes and guided our research with the most used. The theoretical foundation covers the legal aspects for the inclusion of students with autism, teaching, inclusion and the challenges encountered to insert students with Autism Spectrum Disorder in the mathematics classroom, in addition to presenting the importance of playful methodological practices for teaching and expose all the stages of the bibliographic survey of studies on the subject. We developed a proposal for a didactic sequence and based on the research carried out, we consider that the methodology with Concrete Manipulative Didactic Materials contributes to the learning and teaching of students with autism, providing autonomy and developing their thinking. Therefore, we adopted this methodology for our proposal, favoring teaching with accessible materials that generate positive results. We hope that the material produced will contribute to the teaching of teachers and to the learning of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T17:18:00Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Juliannymarcellysilvadebrito_TCC.pdf: 3392570 bytes, checksum: 3b184da75e47751fdbf645f9c9fff249 (MD5) Juliannymarcellysilvadebrito_TERMO.pdf: 106863 bytes, checksum: 51295108b8a4a0480b967fe29dafb0e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T17:18:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Juliannymarcellysilvadebrito_TCC.pdf: 3392570 bytes, checksum: 3b184da75e47751fdbf645f9c9fff249 (MD5) Juliannymarcellysilvadebrito_TERMO.pdf: 106863 bytes, checksum: 51295108b8a4a0480b967fe29dafb0e3 (MD5) Previous issue date: 2022-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais didáticos manipulativos concretospt_BR
dc.titleEnsino de polígonos e quadriláteros: uma proposta metodológica para estudantes com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7256547121000879pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7256547121000879pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta metodológica para o ensino de Polígonos e Quadriláteros para estudantes com Transtorno do Espectro Autista a partir do mapeamento de metodologias já trabalhadas para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para esse desenvolvimento classificamos a pesquisa como aplicada, qualitativa, exploratória e bibliográfica, pois foi feito um levantamento de artigos e TCC que tivessem áreas comuns entre a Educação Matemática e o Transtorno do Espectro Autista, considerando as leituras dos títulos, resumos e, consequentemente, do texto. Dentre os trabalhos catalogados evidenciamos as metodologias neles existentes trabalhadas nas aulas de matemática e pautamos nossa pesquisa com as mais utilizadas. A fundamentação teórica abrange os aspectos legais para inclusão de alunos com autismo, o ensino, a inclusão e os desafios encontrados para inserir estudantes com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula de matemática, além de apresentar a importância de práticas metodológicas lúdicas para o ensino e expor todas as etapas do levantamento bibliográfico de estudos sobre o tema. Desenvolvemos uma proposta de sequência didática e com base nas pesquisas realizadas consideramos que a metodologia com Materiais Didáticos Manipulativos Concretos contribui para aprendizagem e para o ensino de estudantes com autismo, propiciando uma autonomia e desenvolvendo seu pensamento. Por isso, adotamos essa metodologia para a nossa proposta, favorecendo um ensino com materiais acessíveis e que gerem resultados positivos. Esperamos que o material elaborado contribua para o ensino de professores e para as aprendizagens dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliannymarcellysilvadebrito_TCC.pdfTCC3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Juliannymarcellysilvadebrito_TERMO.pdfTERMO104,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons