Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Beatriz da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-11T17:32:37Z-
dc.date.available2023-06-22-
dc.date.available2023-08-11T17:32:37Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27718-
dc.description.abstractJournalism is increasingly inserted in the environment of social media, so it is important to understand this interaction. This work presents an case study of 150 journalistic articles related to the keyword “viralized” that were published on the G1 portal between January 1st and 15th, 2023, in order to understand the role of social networks in the selection of journalistic guidelines. The research is based on newsworthiness criteria (TRAQUINA, 2005). It was found that through this mass dissemination, false information is passed on, such as disease diagnoses. It is concluded, therefore, that there is a need for regulation of viral content that should have repercussions in journalism.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-11T17:32:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BSV22062023.pdf: 1277882 bytes, checksum: bc04cbcca52119e160f394ea5a9f3e16 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T17:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BSV22062023.pdf: 1277882 bytes, checksum: bc04cbcca52119e160f394ea5a9f3e16 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalimopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPostagens viraispt_BR
dc.subjectPortal G1pt_BR
dc.titleRedes sociais em pauta : uma análise sobre o uso de postagens virais como critério de noticiabilidade.pt_BR
dc.title.alternativeSocial networks on the agenda: an analysis of the use of viral posts as a criterion for newsworthiness.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Patrícia Monteiro Cruz-
dc.description.resumoO Jornalismo está cada vez mais inserido no ambiente das redes sociais, desta forma é importante compreender essa interação. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre 150 matérias jornalísticas relacionadas à palavra-chave “viralizou” que foram publicadas no portal G1 entre os dias 1 e 15 de janeiro de 2023, a fim de compreender a função das redes sociais na seleção de pautas jornalísticas. A pesquisa é baseada nos critérios de noticiabilidade (TRAQUINA, 2005). Verificou-se que através dessa veiculação em massa, são repassadas informações falsas, tais como diagnósticos de doenças. Conclui-se, portanto, que é necessário que exista uma regulamentação dos conteúdos virais que devem repercutir no jornalismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentJornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BSV22062023.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons