Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27719
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Kaline Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T17:33:42Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T17:33:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27719 | - |
dc.description.abstract | Numbers are one of the most used resources by society since the beginning and it has gone through several changes until it reached the symbols we know and use today. This research aimed to analyze and present the different meanings of natural numbers and the way in which they are presented in 6th grade textbooks, in a public school, in the municipality of Curral de Cima - Paraíba. Bibliographical research was used as a methodological procedure, in which the concepts of natural numbers in their historical context were identified. The research was based on studies by Costa (2016), Ambrósio (1999) and their contributions to the study of numbers, the National Common Curriculum Base, among others. The sample size was two textbooks of the 6th year of Elementary School. Regarding the results, it was possible to conclude that the textbooks used in this research bring content about natural numbers in a succinct way, which confirms that numbers occupy a legitimate space in society and it is up to the teacher to improve the contents for better learning and interest of the students about numbers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T17:33:42Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Kalinerodriguesdasilva_TCC.pdf: 1528162 bytes, checksum: 0e2dcf62e4a70aa5a3b11c6579903f33 (MD5) Kalinerodriguesdasilva_TERMO.pdf: 419629 bytes, checksum: 121b01fa6951a27a181a0f39ab63de45 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-11T17:33:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Kalinerodriguesdasilva_TCC.pdf: 1528162 bytes, checksum: 0e2dcf62e4a70aa5a3b11c6579903f33 (MD5) Kalinerodriguesdasilva_TERMO.pdf: 419629 bytes, checksum: 121b01fa6951a27a181a0f39ab63de45 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Números naturais | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise dos diferentes significados para números naturais abordados em livros didáticos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Agnes Liliane Lima Soares de | - |
dc.description.resumo | Os números são um dos recursos mais utilizados pela sociedade desde os primórdios e passou por diversas mudanças até chegar aos símbolos em que conhecemos e utilizamos atualmente. Esta pesquisa teve por objetivo analisar e apresentar os diferentes significados de números naturais e a maneira em que eles são apresentados nos livros didáticos do 6º ano, em uma escola da rede pública, do município de Curral de Cima – Paraíba. Foi utilizada como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica, na qual foi identificada os conceitos de números naturais em seu contexto histórico. A pesquisa foi baseada nos estudos de Costa (2016), Ambrósio (1999) e suas contribuições para o estudo dos números; na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), entre outros. O tamanho da amostra foram dois livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental. Com relação aos resultados, foi possível concluir que os livros didáticos utilizados nesta pesquisa trazem conteúdos sobre os números naturais de forma sucinta, o que constata que os números ocupam um espaço legítimo na sociedade e cabe ao professor aprimorar os conteúdos para melhor aprendizagem e interesse dos alunos acerca dos números. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kalinerodriguesdasilva_TCC.pdf | TCC | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Kalinerodriguesdasilva_TERMO.pdf | TERMO | 409,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons