Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira., Francisca Raquel Alves-
dc.date.accessioned2017-11-08T14:56:59Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2017-11-08T14:56:59Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2771-
dc.description.abstractThe way people read has been changing according to the demands of the world they live. We live in a reality in which individuals "like", "share" and "follow" daily. Therefore, school needs to follow these demands, because it is the State's main literacy agency (KLEIMAN, 2005), but there is a disparity between reading in the real world and how it is addressed in school. Thus, this study presents some theoretical conceptions and models of reading as well as some discussions and recommendations regarding the teaching of reading, critical literacy and multimodal. This study aims to report a teaching reading experience which was supposed to be critical and multimodal. To do so, it presents a piece of qualitative and interpretive research whose corpus consists in two lesson plans, slides and three reflective reports. The experience has occurred in the context of PIBID Letras-Inglês subproject, where didactic actions seek to respond to real world's demands. The analysis observed: i) the reading conceptions adopted; ii) indications of teacher's discursive and desconstructivist attitudes; iii) the didactic approach of multimodality and iv) indications of critical reading practices. The analysis shows that, despite some points that could be improved, the teaching reading experience fulfilled its objective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-08T14:56:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FRAM21072017.pdf: 1795045 bytes, checksum: 463b38632e1a58caa1f50e61e89be932 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T14:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FRAM21072017.pdf: 1795045 bytes, checksum: 463b38632e1a58caa1f50e61e89be932 (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectlíngua inglesapt_BR
dc.subjectleitura críticapt_BR
dc.subjectletramento multimodalpt_BR
dc.titleLeitura no mundo e na escola: uma experiência de aproximaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dourado, Maura Regina da Silva-
dc.description.resumoO modo como as pessoas leem vem mudando de acordo com as exigências do mundo em que vivem. Vivemos em um mundo em que as pessoas “curtem”, “compartilham” e “seguem” diariamente. A escola, como principal agência de letramento do Estado (KLEIMAN, 2005), precisa essas exigências, mas há uma disparidade entre a leitura do mundo real e como ela é abordada na escola. Desta forma, o presente trabalho apresenta algumas concepções e modelos teóricos de leitura, além de algumas discussões e orientações referentes a ensino de leitura e a letramento crítico e multimodal. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de ensino de leitura que se propôs crítica e multimodal. Para tal, como metodologia, o trabalho conta com uma pesquisa de base qualitativa e natureza interpretativista cuja análise consiste em uma triangulação de dados de um corpus que é composto por dois planos de aula, slides e três relatos reflexivos. A experiência ocorreu no âmbito do subprojeto PIBID Letras-Inglês cujas ações didáticas buscam atender às exigências do mundo real. A análise observou: i) as concepções de leitura adotadas; ii) os indícios de posturas de um professor na linha discursivo-desconstrutivista; iii) o trabalho didático com a multimodalidade e iv) os indícios de práticas para uma leitura crítica. A análise aponta que, apesar de apresentar pontos a serem aprimorados, a experiência de ensino de leitura cumpre o que propõe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRAM21072017.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons