Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27720Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cavalcante, Marina Eduarda da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2023-08-11T17:34:22Z | - |
| dc.date.available | 2023-08-11T17:34:22Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27720 | - |
| dc.description.abstract | The teaching of integers has been a great challenge for many teachers, considering that many students still have difficulties with the operations that involve this set. In this sense, this work aimed to present a playful and dynamic tool, called "Bingo of the integers", with the objective of developing in students the ability to reason and solve arithmetic problems involving the four basic operations of the set of integers. With this in mind, an activity was carried out involving students from Fundamental 2 of a private school in the region of Mamanguape-PB. The methodology used for the research was characterized in relation to the objectives as exploratory and descriptive. As for the technical procedures used, it is characterized as a bibliographic research and field research, and in relation to the approach method, it is characterized as a quantitative research. The results obtained showed that the idea of the game is very promising and can be applied to other grades of elementary school. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T17:34:22Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Marinaeduardadasilvacavalcante__TCC.pdf: 1287929 bytes, checksum: 7ff7a1db0664d8d13903c04c9fb9d9b7 (MD5) Marinaeduardadasilvacavalcante__TERMO.pdf: 786512 bytes, checksum: f9d14179eadef1e99d34f8e657ada81a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-11T17:34:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Marinaeduardadasilvacavalcante__TCC.pdf: 1287929 bytes, checksum: 7ff7a1db0664d8d13903c04c9fb9d9b7 (MD5) Marinaeduardadasilvacavalcante__TERMO.pdf: 786512 bytes, checksum: f9d14179eadef1e99d34f8e657ada81a (MD5) Previous issue date: 2022-12-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Operações com números inteiros | pt_BR |
| dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
| dc.subject | Bingo dos inteiros | pt_BR |
| dc.title | Trabalhando operações com números inteiros através do recurso didático chamado “bingo dos inteiros” | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, José Fabrício Lima de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0449896466681694 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0449896466681694 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O ensino de números inteiros tem sido um grande desafio para muitos professores, tendo em vista que muitos alunos ainda possuem dificuldades com as operações que envolve esse conjunto. Nesse sentido, este trabalho visou apresentar uma ferramenta lúdica e dinâmica, chamada de “Bingo dos Inteiros”, com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de raciocinar e resolver problema aritméticos envolvendo as quatro operações básicas do conjunto dos inteiros. Com isso, foi realizada uma atividade envolvendo alunos do Fundamental 2 de uma escola da rede privada da região de Mamanguape-PB. A metodologia utilizada para a pesquisa caracterizou-se em relação aos objetivos como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e em relação ao método de abordagem, caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa. Os resultados obtidos mostraram que a ideia do jogo é bastante promissora e pode ser aplicada a demais séries do ensino fundamental. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Marinaeduardadasilvacavalcante__TCC.pdf | TCC | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Marinaeduardadasilvacavalcante__TERMO.pdf | TERMO | 768,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
