Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Marina Eduarda da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-11T17:34:22Z-
dc.date.available2023-08-11T17:34:22Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27720-
dc.description.abstractThe teaching of integers has been a great challenge for many teachers, considering that many students still have difficulties with the operations that involve this set. In this sense, this work aimed to present a playful and dynamic tool, called "Bingo of the integers", with the objective of developing in students the ability to reason and solve arithmetic problems involving the four basic operations of the set of integers. With this in mind, an activity was carried out involving students from Fundamental 2 of a private school in the region of Mamanguape-PB. The methodology used for the research was characterized in relation to the objectives as exploratory and descriptive. As for the technical procedures used, it is characterized as a bibliographic research and field research, and in relation to the approach method, it is characterized as a quantitative research. The results obtained showed that the idea of the game is very promising and can be applied to other grades of elementary school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T17:34:22Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Marinaeduardadasilvacavalcante__TCC.pdf: 1287929 bytes, checksum: 7ff7a1db0664d8d13903c04c9fb9d9b7 (MD5) Marinaeduardadasilvacavalcante__TERMO.pdf: 786512 bytes, checksum: f9d14179eadef1e99d34f8e657ada81a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T17:34:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Marinaeduardadasilvacavalcante__TCC.pdf: 1287929 bytes, checksum: 7ff7a1db0664d8d13903c04c9fb9d9b7 (MD5) Marinaeduardadasilvacavalcante__TERMO.pdf: 786512 bytes, checksum: f9d14179eadef1e99d34f8e657ada81a (MD5) Previous issue date: 2022-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectOperações com números inteirospt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectBingo dos inteirospt_BR
dc.titleTrabalhando operações com números inteiros através do recurso didático chamado “bingo dos inteiros”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Fabrício Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0449896466681694pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0449896466681694pt_BR
dc.description.resumoO ensino de números inteiros tem sido um grande desafio para muitos professores, tendo em vista que muitos alunos ainda possuem dificuldades com as operações que envolve esse conjunto. Nesse sentido, este trabalho visou apresentar uma ferramenta lúdica e dinâmica, chamada de “Bingo dos Inteiros”, com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de raciocinar e resolver problema aritméticos envolvendo as quatro operações básicas do conjunto dos inteiros. Com isso, foi realizada uma atividade envolvendo alunos do Fundamental 2 de uma escola da rede privada da região de Mamanguape-PB. A metodologia utilizada para a pesquisa caracterizou-se em relação aos objetivos como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e em relação ao método de abordagem, caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa. Os resultados obtidos mostraram que a ideia do jogo é bastante promissora e pode ser aplicada a demais séries do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marinaeduardadasilvacavalcante__TCC.pdfTCC1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Marinaeduardadasilvacavalcante__TERMO.pdfTERMO768,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons