Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27725
Tipo: | TCC |
Título: | O software math e o cálculo mental: potencialidades e limitações de uma proposta envolvendo as operações básicas com números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Figueiredo Junior, Alberis Lira de |
Primeiro Orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) retrata sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática. Tem como objetivo geral investigar potencialidades e limitações de uma proposta para o desenvolvimento do cálculo mental com uso do software (calculadora) Math envolvendo as operações matemáticas básicas com números inteiros com estudantes do 7º ano. Como objetivos específicos, delineamos implementar uma atividade do tipo calculadora “quebrada” envolvendo as operações matemáticas básicas com uso do software Math; analisar o uso do cálculo mental como estratégia para responder à atividade proposta; verificar se o uso do Math contribui para o processo de desenvolvimento de habilidades dos estudantes relativa ao uso de tecnologias e do cálculo mental nas operações com números inteiros. Referente a metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória quanto aos objetivos e pesquisa ação quanto aos recursos técnicos para coleta de dados. A natureza da sua abordagem é qualitativa. A atividade escolhida foi do tipo “calculadora quebrada” com o auxílio de um software matemático Math. Ela foi desenvolvida em uma Escola Cidadã Integral - ECI situada no município de Mamanguape-PB em uma turma do 7° ano no modelo de Ensino Remoto. Entre as potencialidades destacamos o fato dos estudantes se adaptaram bem ao aplicativo e participaram mostrando os resultados alcançados. O cálculo mental esteve associado às várias tentativas de resolução do tipo ensaio e erro e aproximações. O cálculo mental foi praticado pelos estudantes, com destaque para os casos das estudantes K, da estudante D e da estudante J. Os demais apenas realizaram operações simples com as teclas disponíveis, com ou sem o software Math. Também destacamos a possibilidade de trabalhar habilidades da BNCC que envolvem o cálculo mental e o uso da calculadora. Sobre limitações, para alguns resultados do quadro proposto na atividade da “calculadora quebrada”, observamos que eles podem ser encontrados sem usar o cálculo mental ou mesmo uma calculadora como o Math. Cabem aos professores adaptar e elaborar questões que façam com que os estudantes exercitem o cálculo mental. |
Abstract: | This Final Work (TCC) portrays the use of technologies in the teaching of Mathematics. Its general objective is to investigate the potentials and limitations of a proposal for the development of mental calculus using the Math (calculator) software involving basic mathematical operations with integer numbers with 7th grade students. As specific goals, we outline to implement an activity involving the basic mathematical operations with integer numbers with Math software; analysis of the use of mental calculation as a strategy in situations that involve the basic operations with whole numbers in the activity; to verify if the use of Math contributes to the development process of students' abilities related to the use of technologies and mental calculus with whole numbers. Regarding the methodology, a research is classified as exploratory in terms of objectives and a collaborative research in terms of technical resources for data collection. The nature of their approach is qualitative. The chosen activity was of the “broken calculator” type with the aid of a Mathematical software. She faith developed in an Integral Citizen School - ECI located in the city of Mamanguape-PB in a 7th grade class in the Remote Teaching model. Among the potential, we highlight the fact that the students adapted well to the application and participated showing the results achieved. Mental calculation was associated with various selections of the type of trial and error and approximations. The mental calculus was silver by the students, with emphasis on the cases of students K, student D and student J. The others only performed simple operations with the available keys, with or without the Math software. We also highlight the possibility of working on BNCC skills that involve mental calculation and calculator use. About limitations, for some results of the proposed framework in the activity of the “broken calculator”, we observe that they can be found without using mental calculation or even a calculator like Math. It is up to teachers to adapt and elaborate questions that make students exercise mental calculation |
Palavras-chave: | Números inteiros Cálculo menta Software math |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27725 |
Data do documento: | 13-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alberisliradefigueiredojunior_TCC.pdf | TCC | 866,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Alberisliradefigueiredojunior_TERMO.pdf | TERMO | 285,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons