Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Franciele Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-08-11T19:56:53Z-
dc.date.available2023-08-11T19:56:53Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27731-
dc.description.abstractThis Course Completion Paper (CCP) has as main objective to analyze the planning aspects for the teaching of Mathematics that emerge from the residents' records in the final considerations of the equivalence reports of the activities of the Pedagogical Residency Program for the Supervised Internship III. The research is characterized, regarding its approach, as qualitative, regarding the objectives, the research is exploratory, regarding the procedures it is documentary research. As an analysis instrument, we used the Equivalence Report of Residents of the Pedagogical Residency Program, more precisely, item 4, called Final Considerations, to analyze and identify which aspects of planning, described by the residents, are present in their records. To carry out this analysis, we based on the theory of content analysis, as well as on publications by researchers who address, in their research, reflections on the importance of teaching planning and the teaching of Mathematics. After analyzing the reports, we identified in the residents' writing the aspects contained in their statements, such as the importance of planning based on official documents, the search for new methodologies and professional development. The constitution of this work showed us how important planning is for the professional training of Mathematics teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T19:56:53Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Francielerodriguesfernandes_TCC.pdf: 4142734 bytes, checksum: 233ad2f455c320162557428b604cb11e (MD5) Francielerodriguesfernandes_TERMO.pdf: 159148 bytes, checksum: 5c4d5d3a5619cda98b814765ca998b38 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T19:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Francielerodriguesfernandes_TCC.pdf: 4142734 bytes, checksum: 233ad2f455c320162557428b604cb11e (MD5) Francielerodriguesfernandes_TERMO.pdf: 159148 bytes, checksum: 5c4d5d3a5619cda98b814765ca998b38 (MD5) Previous issue date: 2021-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectPrograma de residência pedagógicapt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.titlePlanejamento de ensino de matemática: aspectos identificados nos relatórios de equivalência do programa de residência pedagógica e estágio supervisionado IIIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo principal analisar os aspectos do planejamento para o ensino de Matemática que emergem dos registros dos residentes nas considerações finais dos relatórios de equivalência das atividades do Programa de Residência Pedagógica para o Estágio Supervisionado III. A pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória, quanto aos procedimentos se trata de uma pesquisa documental. Utilizamos como instrumento de análise o Relatório de Equivalência dos residentes do Programa de Residência Pedagógica, mais precisamente, o item 4, denominado como Considerações Finais, para analisar e identificar quais os aspectos sobre planejamento, descritos pelos residentes, estão presentes em seus registros. Para realização desta análise, nos baseamos na teoria da análise de conteúdo, bem como em publicações de pesquisadores que abordam, em suas pesquisas, reflexões sobre a importância do planejamento de ensino e o ensino de Matemática. Após a análise dos relatos, identificamos na escrita dos residentes os aspectos contidos em suas falas, tais como, a importância de se planejar com base nos documentos oficiais, a busca por novas metodologias e o desenvolvimento profissional. A constituição deste trabalho nos mostrou o quanto é importante o planejamento para a formação profissional de professores de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francielerodriguesfernandes_TCC.pdfTCC4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Francielerodriguesfernandes_TERMO.pdfTERMO155,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons