Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Ramon Felipe de-
dc.date.accessioned2023-08-14T11:58:51Z-
dc.date.available2023-08-14T11:58:51Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27733-
dc.description.abstractIn this work, we present an activity that mixes RPG and mathematichs, on how to teach the subjects of plane geometry, specifically dealing with line segment, point, length of a segment, angles and triangles. The research has four objectives: Identify the contributions of tabletop RPGs in the development of skills and abilities aimed at solving problems, involving plane geometry; propose the creation of a didactic sequence using the RPG game, to work on skills and abilities outlined in theoretical foundations supported by BNCC (Brasil, 2018); analyze the didactic sequence created and; to analyze the possible solutions of the problems that the students could build, observing the competences and abilities that they argue. The methodology to achieve these objectives was literature review, and qualitative and exploratory research with experimental methodspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T11:58:51Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ramonfelipedepontes__TCC.pdf: 2121012 bytes, checksum: fc0e56b3f3fbf3e09106e472ae836466 (MD5) ramonfelipedepontes__TERMO.pdf: 1075129 bytes, checksum: 45331aa32e4546d8b8a3997a2d6ba0f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T11:58:51Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ramonfelipedepontes__TCC.pdf: 2121012 bytes, checksum: fc0e56b3f3fbf3e09106e472ae836466 (MD5) ramonfelipedepontes__TERMO.pdf: 1075129 bytes, checksum: 45331aa32e4546d8b8a3997a2d6ba0f6 (MD5) Previous issue date: 2022-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectTriângulospt_BR
dc.subjectÂngulospt_BR
dc.titleEstudo da prática educacional ao utilizar o role playing game - RPG de mesa no ensino de figuras geométricas planaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, José Laudelino de Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4838079853496875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4838079853496875pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma atividade que mescla RPG e matemática, sobre como ensinar alguns assuntos de geometria plana, especificamente lidando com segmento de reta, ponto, comprimento de um segmento, ângulos e triângulos. A pesquisa teve quatro objetivos: identificar as contribuições do RPG de mesa no desenvolvimento de competências e habilidades voltada à resolução de problemas, envolvendo geometria plana; propor a criação de uma sequência didática utilizando o jogo de RPG, para trabalhar habilidades e competências delineadas em fundamentos teóricos amparados pela BNCC (Brasil, 2018); analisar a sequência didática criada e; analisar as possíveis soluções dos problemas que os alunos possam construir, observando as competencias e habilidades que eles argumentem. A metodologia para atingir estes objetivos foi revisão de literatura, e pesquisa qualitativa e exploratória com métodos experimentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ramonfelipedepontes__TCC.pdfTCC2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ramonfelipedepontes__TERMO.pdfTERMO1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons