Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2775Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pinto, Luciana de Fátima Bezerra | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-09T11:04:43Z | - |
| dc.date.available | 2014-09-26 | - |
| dc.date.available | 2017-11-09T11:04:43Z | - |
| dc.date.issued | 2014-08-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2775 | - |
| dc.description.abstract | The brazilian society lives daily with the challenge of reversing the situation of social and educational exclusion in which millions of Brazilians are in, mostly children and teenagers, excluded from their basic rights: health, life, education, housing, culture, leisure, family life and community. From this fact, the present study provides an analysis on the performance of the pedagogue on the approach of the Statute of Children and Adolescents in elementary school, aiming to discuss the Human Rights Education, realizing what challenges and possibilities in the application of content as refers to this theme, emphasizing the rights of children and teenagers within the school. In this sense, initially through a bibliographic and documentary research, defined for the field research with pedagogues from two public schools in the city of João Pessoa, analyzed through questionnaires, as in fact has been this approach about these subjects in current days. Therefore, from the study was verified that the Human Rights Education in Basic Education, provides the redefinition of the educational and cultural process, from the implementation of curricular proposals, which strengthens the Children and Youth leadership, transforming each student in citizen with rights and builders of their own history. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-09T11:04:43Z No. of bitstreams: 1 LFBP26092014.pdf: 463456 bytes, checksum: c584343b7075e7c4d0ab11c0b25e34c7 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-09T11:04:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LFBP26092014.pdf: 463456 bytes, checksum: c584343b7075e7c4d0ab11c0b25e34c7 (MD5) Previous issue date: 2014-08-22 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.title | A atuação do(a) pedagogo(a) no ensino fundamental na perspectiva dos direitos humanos: uma análise sobre a abordagem do estatuto da criança e do adolescente na escola | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Figueiredo, Maria do Amparo Caetano de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8940701102332710 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9731751698557647 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7358365910816190 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A sociedade brasileira convive diariamente com o desafio de reverter a situação de exclusão social e educacional em que vivem milhões de brasileiros, principalmente, crianças e adolescentes, excluídos de seus direitos básicos: saúde, vida, educação, moradia, cultura, lazer, convivência familiar e comunitária. Partindo desta realidade, o presente estudo traz uma análise acerca da atuação do pedagogo sobre a abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente no ensino fundamental, objetivando discutir a Educação em Direitos Humanos, percebendo quais os desafios e possibilidades na aplicação dos conteúdos no que se refere a essa temática, dando ênfase aos direitos das crianças e dos adolescentes no âmbito da escola. Nesse sentido, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, na pesquisa de campo aplicamos um questionário com pedagogas de duas escolas públicas da cidade de João Pessoa, em que analisamos como de fato está sendo a abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente no ensino fundamental nos dias atuais por esses sujeitos. Portando, a partir do estudo verificamos que a Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, proporciona a ressignificação do processo educacional e cultural, a partir da implementação de propostas curriculares, que fortalece o protagonismo infanto juvenil, transformando cada educando em sujeitos de direitos e construtores da sua própria história. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LFBP26092014.pdf | 452,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
