Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Luciana de Fátima Bezerra-
dc.date.accessioned2017-11-09T11:04:43Z-
dc.date.available2014-09-26-
dc.date.available2017-11-09T11:04:43Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2775-
dc.description.abstractThe brazilian society lives daily with the challenge of reversing the situation of social and educational exclusion in which millions of Brazilians are in, mostly children and teenagers, excluded from their basic rights: health, life, education, housing, culture, leisure, family life and community. From this fact, the present study provides an analysis on the performance of the pedagogue on the approach of the Statute of Children and Adolescents in elementary school, aiming to discuss the Human Rights Education, realizing what challenges and possibilities in the application of content as refers to this theme, emphasizing the rights of children and teenagers within the school. In this sense, initially through a bibliographic and documentary research, defined for the field research with pedagogues from two public schools in the city of João Pessoa, analyzed through questionnaires, as in fact has been this approach about these subjects in current days. Therefore, from the study was verified that the Human Rights Education in Basic Education, provides the redefinition of the educational and cultural process, from the implementation of curricular proposals, which strengthens the Children and Youth leadership, transforming each student in citizen with rights and builders of their own history.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-09T11:04:43Z No. of bitstreams: 1 LFBP26092014.pdf: 463456 bytes, checksum: c584343b7075e7c4d0ab11c0b25e34c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T11:04:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LFBP26092014.pdf: 463456 bytes, checksum: c584343b7075e7c4d0ab11c0b25e34c7 (MD5) Previous issue date: 2014-08-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA atuação do(a) pedagogo(a) no ensino fundamental na perspectiva dos direitos humanos: uma análise sobre a abordagem do estatuto da criança e do adolescente na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Maria do Amparo Caetano de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8940701102332710pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9731751698557647pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7358365910816190pt_BR
dc.description.resumoA sociedade brasileira convive diariamente com o desafio de reverter a situação de exclusão social e educacional em que vivem milhões de brasileiros, principalmente, crianças e adolescentes, excluídos de seus direitos básicos: saúde, vida, educação, moradia, cultura, lazer, convivência familiar e comunitária. Partindo desta realidade, o presente estudo traz uma análise acerca da atuação do pedagogo sobre a abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente no ensino fundamental, objetivando discutir a Educação em Direitos Humanos, percebendo quais os desafios e possibilidades na aplicação dos conteúdos no que se refere a essa temática, dando ênfase aos direitos das crianças e dos adolescentes no âmbito da escola. Nesse sentido, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, na pesquisa de campo aplicamos um questionário com pedagogas de duas escolas públicas da cidade de João Pessoa, em que analisamos como de fato está sendo a abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente no ensino fundamental nos dias atuais por esses sujeitos. Portando, a partir do estudo verificamos que a Educação em Direitos Humanos na Educação Básica, proporciona a ressignificação do processo educacional e cultural, a partir da implementação de propostas curriculares, que fortalece o protagonismo infanto juvenil, transformando cada educando em sujeitos de direitos e construtores da sua própria história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFBP26092014.pdf452,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.