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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27761
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alexandro da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-14T19:13:20Z-
dc.date.available2023-08-14T19:13:20Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27761-
dc.description.abstractThe inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) is still a process under construction, often focused on the child. This work addresses Inclusive Education through the eyes of Elementary School Mathematics teachers in two schools located in the city of Mamanguape-PB, one of the State Network and one of the Municipal Network, which have different resources for teachers to work with. Students with ASD. In order to raise the issue of challenges and strategies adopted by these teachers to work with students with ASD in their daily lives. Classes of Mathematics teachers were observed in classes from 6th to 9th grade during the period of one month, in addition, an interview was carried out with Mathematics teachers who teach or have already taught classes in Elementary Education in these two schools for students with ASD in order to to report a reality experienced in the classroom through the eyes of the teacher, where they report their difficulties in the classroom and the lack of preparation to work with such students. Raising the question even though the topic of Inclusion is quite reverberated, in particular, the Licentiate in Mathematics course does not present a preparation for teachers to work with this reality, causing a gap in teacher training on the teaching of Inclusive Mathematics. Evidencing the need to include not only in the curriculum of the Mathematics Degree, but in all degrees, disciplines that discuss inclusive special education and that point out strategies for adapting activities that benefit learning and overcoming difficulties.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T19:13:08Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandrodaSilvaSantos_TCC.pdf: 763708 bytes, checksum: c07fd7d97ea35d0f5c387d1f6185e87e (MD5) AlexandrodaSilvaSantos_TERMO.pdf: 527020 bytes, checksum: 2b8d384a56aa94fede15e45b91f029fc (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno espectro autistapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleOs desafios e estratégias de professores de matemática com alunos que apresentam transtorno espectro autista em duas escolas da rede pública da cidade de Mamanguape-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima , Givaldo de-
dc.description.resumoA Inclusão de alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA) ainda é um processo em construção, muitas das vezes voltada com olhar para a criança. Esse trabalho abordar a Educação Inclusiva através do olhar de professores de Matemática do Ensino Fundamental em duas escolas localizadas na cidade de Mamanguape- PB, sendo uma escola da Rede Estadual e uma escola da Rede Municipal, que apresentam recursos distintos para que os professores trabalhem com os alunos com TEA. Com o objetivo de levantar a questão dos desafios e estratégias adotadas por esses professores para trabalhar com alunos com TEA nos seus cotidianos. Foram observadas aulas de professores de Matemática em turmas do 6° ao 9° ano durante o período um mês, além disso foi realizada uma entrevista com professores de Matemática que ministram ou já ministraram aulas no Ensino Fundamental nessas duas escolas para alunos com TEA a fim de relatar uma realidade vivida em sala de aula através do olhar do professor, onde eles relatam suas dificuldades em sala de aula e a falta de preparação para trabalhar com tais alunos. Levantando em questão ainda que apesar do tema Inclusão ser bastante repercutido, em especial o curso de Licenciatura em Matemática não apresenta uma preparação para os professores trabalharem com essa realidade, fazendo com que exista uma lacuna na formação de professores sobre o ensino de Matemática Inclusivo. Evidenciando a necessidade de incluir não apenas no currículo da Licenciatura em Matemática, mas sim em todas as licenciaturas, disciplinas que discutam a educação inclusiva especial e que apontem estratégias para adaptações de atividades que beneficiem as aprendizagens e ultrapassando as dificuldades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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