Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Fernanda Keli Santos de-
dc.date.accessioned2023-08-15T12:06:13Z-
dc.date.available2023-08-15T12:06:13Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27768-
dc.description.abstractThe present Course Completion Work is a research that aimed to investigate what are the conceptions of High School Mathematics teachers about Mathematical Modeling as a Mathematics teaching-learning resource, in a State school in the municipality of Mamanguape - PB. In the theoretical foundation, Mathematical Modeling is presented, and in particular Mathematical Modeling as a resource for teaching Mathematics, as well as the teachers' conceptions about Mathematics, we use as theoretical contributions Biembengut and Hein (2011), Biembengut (2012), Bassanezi ( 2002), Burak (1992), BNCC (2018), Ponte (1992), Thompson (1997) among others. As for the methodological nature of this research, it was an exploratory qualitative research and data were collected through a questionnaire made available on Google Forms for four Mathematics teachers. For the analysis, the technique of discourse analysis was used, in which it was possible to identify in the responses that analyzed the conceptions of the teachers, participants in the research, about Mathematical Modeling as a resource for teaching and learning Mathematics. As an important result, the conception most present in the teachers' responses stands out, in which Mathematical Modeling is understood as a teaching resource that makes it possible to take everyday situations of the student to the immersion in the school context, making teaching- pleasurable learning for students and teaching that arouses interest in understanding Mathematics in real applications.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T12:05:58Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FernandaKeliSantosdeOliveira__TCC.pdf: 803739 bytes, checksum: fd432e10c2318b703d908cf3a538655e (MD5) FernandaKeliSantosdeOliveira__TERMO.pdf: 289452 bytes, checksum: abdf33717e15225d96321f929d53a44f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T12:06:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FernandaKeliSantosdeOliveira__TCC.pdf: 803739 bytes, checksum: fd432e10c2318b703d908cf3a538655e (MD5) FernandaKeliSantosdeOliveira__TERMO.pdf: 289452 bytes, checksum: abdf33717e15225d96321f929d53a44f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-15T12:06:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FernandaKeliSantosdeOliveira__TCC.pdf: 803739 bytes, checksum: fd432e10c2318b703d908cf3a538655e (MD5) FernandaKeliSantosdeOliveira__TERMO.pdf: 289452 bytes, checksum: abdf33717e15225d96321f929d53a44f (MD5) Previous issue date: 2022-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectConcepções de professorespt_BR
dc.subjectRecurso de ensinopt_BR
dc.titleConcepções de professores sobre a modelagem matemática como recurso de ensino-aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa que teve como finalidade investigar quais são as concepções de professores de Matemática do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática como recurso de ensino-aprendizagem de Matemática, de uma escola Estadual do município de Mamanguape - PB. Na fundamentação teórica é apresentada a Modelagem Matemática, e em especial a Modelagem Matemática como recurso de ensino de Matemática, bem como as concepções dos professores sobre a Matemática, utilizamos como aportes teóricos Biembengut e Hein (2011), Biembengut (2012), Bassanezi (2002), Burak (1992), BNCC (2018), Ponte (1992), Thompson (1997) entre outros. Quanto a natureza metodológica desta pesquisa, tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e os dados foram coletados por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms para quatro professores de Matemática. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de discurso na qual permitiu identificar nas respostas que analisadas as concepções dos professores, participantes da pesquisa, acerca da Modelagem Matemática como recurso de ensino-aprendizagem de Matemática. Como resultado importante, destaca-se a concepção mais presente nas respostas dos professores, na qual a Modelagem Matemática é compreendida como sendo um recurso de ensino que possibilita levar situações do dia a dia do estudante para a imersão no contexto escolar, tornando o ensino-aprendizagem prazeroso para os alunos e um ensino que desperta interesse pela compreensão da Matemática em aplicações reais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaKeliSantosdeOliveira__TCC.pdfTCC784,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FernandaKeliSantosdeOliveira__TERMO.pdfTERMO282,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons