Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Laura Heloise Pereira dos-
dc.date.accessioned2023-08-15T13:49:02Z-
dc.date.available2023-08-15T13:49:02Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27777-
dc.description.abstractInclusive education for the deaf in Brazil has been gaining prominence in recent decades after the approval of the Brazilian Sign Language (Libras) as the official language of the deaf. Faced with this achievement, the educational process of the deaf person should be improved, since teachers could communicate with the student using their mother tongue, however the reality in Brazilian public schools still presents problems such as the late entry of deaf students into school due to lack of access to inclusion, lack of materials that facilitate the teaching process, among other factors. Observing this reality, we highlight the teaching of Algebra for the deaf student, since in this thematic unit, in addition to numbers, letters are used, bringing a duplicity of meanings to them, which can confuse the deaf student when he does not understand what the teacher is explaining. In this sense, many authors such as Giménez (2004), Turrioni and Perez (2006) highlight the use of concrete material as a facilitating tool in the educational process for the deaf. In this sense, this research aims to verify how the use of concrete materials in the classroom helps the deaf student's learning in Algebra teaching, specifically in the study of elementary school functions. Data collection was carried out at the Escola Cidadã Integral e Técnica João da Mata Cavalcanti de Albuquerque, with the application of tasks for the deaf student, and questionnaires for the student, the teacher and the interpreter.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T13:48:52Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LauraHeloisePereiradosSantos__TCC.pdf: 1513496 bytes, checksum: 5e3bb2a218d7d14db2f160f0bf03237f (MD5) LauraHeloisePereiradosSantos__TERMO.pdf: 532413 bytes, checksum: 119dd1583436217d4bc72c003dc59d25 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T13:49:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LauraHeloisePereiradosSantos__TCC.pdf: 1513496 bytes, checksum: 5e3bb2a218d7d14db2f160f0bf03237f (MD5) LauraHeloisePereiradosSantos__TERMO.pdf: 532413 bytes, checksum: 119dd1583436217d4bc72c003dc59d25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-15T13:49:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LauraHeloisePereiradosSantos__TCC.pdf: 1513496 bytes, checksum: 5e3bb2a218d7d14db2f160f0bf03237f (MD5) LauraHeloisePereiradosSantos__TERMO.pdf: 532413 bytes, checksum: 119dd1583436217d4bc72c003dc59d25 (MD5) Previous issue date: 2022-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem da álgebrapt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleA utilização de materiais concretos como procedimentos metodológicos utilizados no processo educativo do surdo no ensino da Álgebra na terceira série do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 15/08/2023pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 15/08/2023pt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva para surdos no Brasil vem ganhando destaque nas últimas décadas após a aprovação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua oficial dos surdos. Diante de tal conquista o processo educativo da pessoa surda deveria ser melhorado, visto que os professores poderiam se comunicar com o aluno utilizando sua língua materna, no entanto a realidade nas escolas públicas brasileiras ainda apresenta problemas como a entrada tardia de alunos surdos na escola pela falta de acesso a inclusão, a falta de materiais que facilitem o processo de ensino, entre outros fatores. Observando essa realidade, destacamos o ensino da Álgebra para o aluno surdo, visto que nessa unidade temática, além dos números são utilizadas as letras, trazendo uma duplicidade de significados para elas, o que pode confundir o aluno surdo quando não compreende o que o professor está explicando. Nesse sentido, muitos autores como Giménez (2004), Turrioni e Perez (2006), destacam o uso do material concreto como ferramenta facilitadora do processo educativo do surdo. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo verificar de que maneira o uso dos materiais concretos em sala de aula auxilia a aprendizagem do aluno surdo no ensino da Álgebra, especificamente no estudo de funções do primeiro grau. A coleta de dados foi realizada na Escola Cidadã Integral e Técnica João da Mata Cavalcanti de Albuquerque, com a aplicação de tarefas para a aluna surda, e questionários para a aluna, a professora e a intérprete.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LauraHeloisePereiradosSantos__TCC.pdfTCC1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LauraHeloisePereiradosSantos__TERMO.pdfTERMO519,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons