Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Abigail de Lima-
dc.date.accessioned2017-11-09T12:07:47Z-
dc.date.available2014-09-08-
dc.date.available2017-11-09T12:07:47Z-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2778-
dc.description.abstractAutism is a syndrome of unknown origins yet, and is a topic of great discussion among various theorists. Characterized by having difficulty with social interaction, language and behavior, affects a group of people with disabilities, and covered up their right under the law for Special and Inclusive Education in mainstream schools. The aim of this study was to analyze which methods can work in the educational system with children and to better understand the relevant issues about autism, the laws that cover up these people and the possibilities of pedagogical interventions with these children. ABA, PECS, TEACCH AND SUN-RISE: for that the four most commonly used methods were chosen. The methodology used in this work was a study of a case of an autistic child seven years of age, enrolled in the 1st year of Primary Education of Municipal João Pessoa. Of observations, the individual approached the study demonstrated the difficulty of socialization, to perform some activities proposed by the teacher reading and play activities quite easily with software and maps.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-09T12:07:47Z No. of bitstreams: 1 ALA08092014.pdf: 326069 bytes, checksum: 774a07743e7832c4d4096b9a4d6c2298 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T12:07:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALA08092014.pdf: 326069 bytes, checksum: 774a07743e7832c4d4096b9a4d6c2298 (MD5) Previous issue date: 2014-08-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleAutismo e educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083335181339731pt_BR
dc.contributor.referee2Jusselino Filho, Pedro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931598393121006pt_BR
dc.description.resumoO autismo é uma síndrome de origens ainda desconhecidas, e é um tema de grande discussão entre vários teóricos. Caracterizado por apresentar dificuldade de interação social, na linguagem e no comportamento, acomete um grupo de pessoas com deficiência, tendo seu direito acobertado por lei pela Educação Especial e Inclusiva nas escolas de ensino regular. O objetivo desse trabalho foi o de analisar quais os métodos que podemos trabalhar no sistema educacional com as crianças e de conhecer melhor as questões relevantes acerca do autismo, às leis que acobertam essas pessoas e as possibilidades de intervenções pedagógicas com essas crianças. Para isso foram escolhidos os quatros métodos mais utilizados: ABA, PECS, TEACCH E SUN-RISE. A metodologia utilizada nesse trabalho foi um estudo de um caso de uma criança autista de sete anos de idade, matriculada no 1o Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de João Pessoa. Mediante as observações, o indivíduo abordado no estudo demonstrou dificuldade de sociabilização, de executar algumas atividades de leitura proposta pela professora e de desempenhar com bastante facilidade atividades com software e mapas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALA08092014.pdf318,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.