Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27811
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise comparativa da percepção dos discentes do ensino médio de escola pública e privada sobre o estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de ciências contábeis
Autor(es): Santos, Gelyel Estevan dos
Resumo: O artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa da percepção dos discentes do terceiro ano do ensino médio de escola pública e privada sobre estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de Ciências Contábeis. Foi feita uma pesquisa quantitativa, descritiva, em campo e de caráter exploratório na cidade de Guarabira-PB. Para descobrir a perspectiva dos alunos em relação a essas questões, foi criado um questionário para ser respondido presencialmente, aplicando 330 questionários nas escolas de ensino médio da cidade de Guarabira. Foi utilizado no estudo a aplicação dos questionários junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas e particulares. Assim, buscou-se compreender quais são os estereótipos e percepções que a sociedade tem sobre a profissão contábil, bem como a influência da família, amigos, classe social e cultura na escolha do futuro profissional pelos jovens. Os dados foram tratados no software IBM SPSS Statistics Versão 23.0® e no Microsoft Excel®. A pesquisa revelou que os estudantes do ensino médio têm uma percepção positiva de que o curso tenha bom retorno financeiro no futuro com boas oportunidades de emprego, mas, em contraponto não tendem a escolher o curso como primeira opção. A análise da amostra revelou que algumas situações relacionadas à profissão ainda são desconhecidas pelos participantes, e se constatou a presença de lenda e estereótipos previamente identificados por outros estudos referenciados no artigo. Concluiu-se que para promover a divulgação e valorização da profissão, é fundamental que as instituições de ensino superior e os órgãos representativos, como sindicatos e conselhos de classe, trabalhem juntos para elaborar estratégias eficazes.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ciências contábeis
Ensino médio
Estereótipo
Influência na escolha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27811
Data do documento: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GelyelEstevandosSantos_TCC.pdfTCC900,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GelyelEstevandosSantos_TERMO.pdfTERMO198,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons