Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJuvito Neto, Antonio-
dc.date.accessioned2023-08-16T18:36:12Z-
dc.date.available2023-08-16T18:36:12Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27831-
dc.description.abstractCurrently, technology is considered an important tool in several areas of knowledge, including teaching and learning. This article addresses the insertion of technologies in the educational sphere, with the main objective of investigating how the insertion of technologies in the classroom as a pedagogical resource in the teaching of English in Brazil has been taking place, based on a literature review. As for the methodological procedures, it is a qualitative exploratory approach, through a literature review, supported by a survey in the database of Academic Google and Online Scientific Electronic Library, where authors were sought who address in their works studies related to the insertion of technologies as a pedagogical resource. The data were analyzed based on the specialized literature referenced, seeking to verify how the insertion of technologies as a pedagogical resource in the teaching of English in Brazil has been taking place, how teachers use technologies in the classroom, and whether there are consequences and challenges linked to use of information and communication technologies as a pedagogical resource. Therefore, the surveys analyzed indicated that many teaching institutions and education professionals are following this technological evolution and are aware of the importance of technology as a pedagogical resource. Because most teachers surveyed are inserting these resources in their pedagogical practices, despite the many challenges that still exist and need to be overcome when the agenda is the insertion of technology in education, as found in this research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T18:36:01Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AntônioJuvitoNeto_TCC.pdf: 1179836 bytes, checksum: 4cdd48729ae89e43037a79bf79621f14 (MD5) AntônioJuvitoNeto_TERMO.pdf: 524496 bytes, checksum: fda8b065df059a18581e494d8dd17564 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T18:36:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AntônioJuvitoNeto_TCC.pdf: 1179836 bytes, checksum: 4cdd48729ae89e43037a79bf79621f14 (MD5) AntônioJuvitoNeto_TERMO.pdf: 524496 bytes, checksum: fda8b065df059a18581e494d8dd17564 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-16T18:36:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AntônioJuvitoNeto_TCC.pdf: 1179836 bytes, checksum: 4cdd48729ae89e43037a79bf79621f14 (MD5) AntônioJuvitoNeto_TERMO.pdf: 524496 bytes, checksum: fda8b065df059a18581e494d8dd17564 (MD5) Previous issue date: 2021-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.titleA inserção das tecnologias em sala de aula como recurso pedagógico no ensino da língua inglesa no Brasil: Uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Osmar Hélio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0422935292610713pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 16/08/2023pt_BR
dc.description.resumoAtualmente a tecnologia é considerada uma importante ferramenta em diversas áreas do conhecimento, inclusive no ensino-aprendizagem. Este artigo aborda a inserção das tecnologias no âmbito educacional, tendo como principal objetivo investigar como vem ocorrendo a inserção das tecnologias em sala de aula como recurso pedagógico no ensino da Língua Inglesa no Brasil a partir da revisão de literatura. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, através de uma revisão de bibliográfica, apoiada em um levantamento na base de dados do Google Acadêmico e da Biblioteca Eletrônica Científica Online, onde buscou-se autores que abordam em seus trabalhos estudos relacionados à inserção das tecnologias como recurso pedagógico. Os dados foram analisados com base nas literaturas especializadas referenciadas, buscando verificar como vem ocorrendo a inserção das tecnologias como recurso pedagógico no ensino da língua inglesa no Brasil, como os professores utilizam as tecnologias em sala de aula, e se existe consequências e desafios atrelados a utilização das tecnologias da informação e comunicação como recurso pedagógico. Diante disso, as pesquisas analisadas indicaram que muitas instituições de ensino e profissionais da educação estão acompanhando essa evolução tecnológica e têm consciência da importância da tecnologia enquanto recurso pedagógico. Pois a maioria dos professores pesquisados estão inserindo esses recursos em suas práticas pedagógica, apesar dos muitos desafios que ainda existem e precisam ser vencidos quando a pauta é a inserção da tecnologia na educação, assim como foram constatados na presente pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntônioJuvitoNeto_TCC.pdfTCC1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AntônioJuvitoNeto_TERMO.pdfTERMO512,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons