Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, João Paulo Samuel-
dc.date.accessioned2017-11-09T13:19:07Z-
dc.date.available2017-07-27-
dc.date.available2017-11-09T13:19:07Z-
dc.date.issued2017-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2786-
dc.description.abstractThis paper intends to examine texts from textbooks Portuguese visual language of multimodal texts in a book chapter Portuguese: languages, 6th grade: Portuguese; and the opening of a unit of the book Singular and plural, 9th grade: reading, production and language studies, according to the analytical composition principles proposed by the Grammar of Visual Design of Kress and van Leeuwen (1996), namely: information value , salience and framing.The study also examines whether the genres presented are worked in the activities of the books or just serve as mere support for other studies or mere illustration for aesthetic purposes. Although the books are multimodal and present studies with the pictures, we noticed an inclination of the images serve only as a means to work with the verbal text.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T13:19:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JPSR27072017.pdf: 2237113 bytes, checksum: 3c6c89ba936f31f922d46b427868460e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T13:19:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JPSR27072017.pdf: 2237113 bytes, checksum: 3c6c89ba936f31f922d46b427868460e (MD5) Previous issue date: 2017-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.titleA multimodalidade dos gêneros textuais em textos de livros didáticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eneida Martins de-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende examinar em textos de livros didáticos de língua portuguesa a linguagem visual de textos multimodais em um capítulo do livro Português: linguagens, 6° ano: língua portuguesa; e na abertura de uma unidade do livro Singular e plural, 9° ano: leitura, produção e estudos de linguagem, obedecendo aos princípios analíticos de composição propostos pela Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), quais sejam: valor informativo, saliência e framing (enquadramento). O estudo analisa também se os gêneros apresentados são trabalhados nas atividades dos livros ou apenas servem de mero suporte para outros estudos ou uma mera ilustração para fins estéticos. Apesar de os livros serem multimodais e apresentarem estudos com as imagens, percebemos uma inclinação de as imagens servirem apenas como um meio para se trabalhar o texto verbal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPSR27072017.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons