Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27890
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os gêneros textuais no ensino de língua inglesa: uma análise da coleção way to english for brazilian learnes!
Autor(es): Barbosa, Gabriela Ribeiro
Resumo: Este trabalho pretende analisar como os gêneros textuais são abordados nas atividades de leitura do Livro Didático (LD) Way to English for Brazialian Learners (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental). Como referencial teórico desta pesquisa, utilizaremos as contribuições de Marcuschi (2008), Brasil (1998), Crystal (2003), bem como a análise de documentos oficiais que tratam do tema, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os documentos oficiais citados definem normas e parâmetros que norteiam as pesquisas e os estudos sobre o tema. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental de natureza qualitativa. A análise foi feita nos LDs mencionados, considerando três etapas: i) apresentação do panorama dos LDs; ii) a identificação dos gêneros textuais nesses LDs; iii) reflexão sobre o papel dos gêneros textuais para o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento da leitura. Verificamos que cada LD está organizado em oito unidades, sendo uma unidade introdutória e oito unidades que trabalham as estruturas linguísticas e funções 3 elementares de comunicação em língua inglesa, com ênfase nas atividades de leitura, através dos gêneros textuais. A pesquisa demonstra a importância desses gêneros para o ensino de leitura em língua inglesa. Constatamos ainda que esses gêneros que funcionam como ferramentas pedagógicas atrativas para as aulas de língua inglesa, uma vez que podem despertar nos alunos o interesse nas atividades propostas em sala de aula, principalmente aquelas que abordam os gêneros da esfera do cotidiano. Através deste trabalho foi possível perceber a relevância dos gêneros textuais no auxílio a compreensão e interpretação do texto, da assimilação do vocabulário e da interpretação em língua inglesa.
Abstract: This work intends to analyze how textual genres are approached in reading activities of the textbook (TB) Way to English for Brazialian Learners (6th to 9th grade of Elementary School). As a theoretical reference for this research, we will use the contributions of Marcuschi (2008), Brazil (1998), Crystal (2003), as well as the analysis of official documents dealing with the theme, such as the National Curricular Parameters (PCNs) and the National Common Curriculum Base (BNCC). The official documents cited define norms and parameters that guide research and studies on the subject. The analysis was made on the textbooks mentioned, considering three steps: i) presentation of the overview of the textbooks; ii) the identification of textual genres in these textbooks; iii) reflection of the role of textual genres for the development and /or improvement of reading. We found out that each textbook is organized in eight units, one introductory unit and eight units that work with linguistic structures and elementary communication functions in English, with an emphasis on reading activities, through textual genres. The research shows the importance of these genres for teaching reading in English language. We also verified that these genres function as attractive pedagogical tools for English language classes, since they can arouse students’ interest in the activities proposed in the classroom, especially those that work with the genres of the everyday sphere. Through this work it was possible to perceive the relevance of textual genres in helping students to understand and interpret texts and in assimilation of vocabulary.
Palavras-chave: língua inglesa
ensino
leitura
gêneros textuais
livro didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27890
Data do documento: 30-Jun-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Ribeiro Barbosa__TERMO.pdfTCC134,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
GabrielaRibeiroBarbosa__TCC.pdfTERMO2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons