Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUloth, Naderdane-
dc.date.accessioned2023-08-18T19:45:45Z-
dc.date.available2023-08-18T19:45:45Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27910-
dc.description.abstractThis article aims to comparatively analyse the methodological structure of English textbooks used in two different countries: Brazil and Germany. In this case, the comparative scientific method and the quantitative-qualitative approach were mobilized, with a predominance of the qualitative treatment of the data. In relation to the objectives, it is an exploratory and descriptive research, considering the analysis of textbooks. Therefore, it is characterized as a bibliographic research, based on the contributions of Paiva (2009), Tílio (2008) and Uphoff (2008); and documentary, since the corpus is composed of two textbooks chapters. The results revealed that there are significant differences in the methodological structure of the analysed books, highlighting the need for adjustments in the book used in Brazil, so that the student can better identify himself with the content and/or the book itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-18T19:45:34Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NaderdaneUloth__TCC.pdf: 3566909 bytes, checksum: 20622117fc2091438d790a69bfe1830c (MD5) NaderdaneUloth__TERMO.pdf: 187454 bytes, checksum: e9fa11d1f9e05c2f80cdaf2cf36fe26a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-18T19:45:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NaderdaneUloth__TCC.pdf: 3566909 bytes, checksum: 20622117fc2091438d790a69bfe1830c (MD5) NaderdaneUloth__TERMO.pdf: 187454 bytes, checksum: e9fa11d1f9e05c2f80cdaf2cf36fe26a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-18T19:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NaderdaneUloth__TCC.pdf: 3566909 bytes, checksum: 20622117fc2091438d790a69bfe1830c (MD5) NaderdaneUloth__TERMO.pdf: 187454 bytes, checksum: e9fa11d1f9e05c2f80cdaf2cf36fe26a (MD5) Previous issue date: 2022-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.titleEstrutura metodológica do livro didático de língua inglesa no Brasil e na Alemanhapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar comparativamente a estrutura metodológica de livros didáticos de língua inglesa utilizados em dois países diferentes: Brasil e Alemanha. Para tanto, foram mobilizados o método científico comparativo e a abordagem quanti-qualitativa, com predominância do tratamento qualitativo dos dados. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, considerando a análise dos manuais didáticos. Logo, caracteriza-se enquanto uma pesquisa bibliográfica, baseada nas contribuições de Paiva (2009), Tílio (2008) e Uphoff (2008); e documental, visto que o corpus é constituído por dois capítulos de livros didáticos. Os resultados revelaram que há diferenças significativas na estrutura metodológica dos livros analisados, com destaque para a necessidade de adequações no livro utilizado no Brasil, para que o aluno se identifique melhor com o conteúdo e/ou o livro em si.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NaderdaneUloth__TCC.pdfTCC3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
NaderdaneUloth__TERMO.pdfTERMO183,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons