Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27914
Tipo: Artigo de Periódico
Título: DRESS CODE como elemento da construção da imagem do discente do curso secretariado executivo da UFPB
Autor(es): Souza, : Laynara Farias de
Resumo: O presente artigo teve como objetivo geral avaliar se os discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) percebem o Dress Code (código de vestimenta) como elemento da imagem profissional. Especificamente, buscou-se investigar como o Dress Code impacta na construção do perfil profissional dos estudantes do curso; identificar a partir do referencial teórico a importância da imagem profissional para o secretariado e identificar qual relevância há para os discentes do curso de Secretariado o dress code durante a graduação. O referencial teórico utilizado para dar base a essa investigação, apoiou-se em autores como: Kawasaki (2014), Werner (2013, 2014), Portela e Schumacher, (2009) entre outros. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, método dedutivo, tipo descritiva e de natureza aplicada. Assim, para a coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com 10 questões e aplicada a um total de 12 discentes. Os dados revelaram que o Dress code contribui para a formação da imagem do profissional dessa área de formação. Revelaram ainda que outros fatores, além do Dress code, tais como: postura, ética, responsabilidade, dentre outros, também contribuem com a imagem desse profissional. Foi possível perceber ainda que o Dress Code impacta na construção do perfil profissional dos estudantes durante a formação no referido curso.
Abstract: The present article had as general objective to evaluate if the students of the Bilingual Executive Secretariat course at the Federal University of Paraíba (UFPB) perceive the Dress Code as an element of the professional image. Specifically, we sought to investigate how the Dress Code impacts the construction of the professional profile of students in the course; identify from the theoretical framework the importance of professional image for the secretariat and identify what relevance there is for the students of the secretariat course the dress code during graduation. The theoretical framework used to support this investigation was supported by authors such as: Kawasaki (2014), Werner (2013, 2014), Portela; Schumacher, (2009) among others. The study used a qualitative approach, deductive method, 2 descriptive type and applied nature. Thus, for data collection, a semi-structured interview with 10 questions was used and applied to a total of 12 students. The data revealed that the Dress code contributes to the formation of the image of the professional in this training area. They also revealed that other factors, in addition to Dress code, such as: posture, ethics, responsibility, among others, also contribute to the image of this professional. It was also possible to notice that the Dress Code impacts the construction of the students' professional profile during the training in that course.
Palavras-chave: Dress code
Imagem pessoal
Secretariado executivo
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27914
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaynaraFariasdeSouza__TCC.pdfTCC355,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LaynaraFariasdeSouza__TERMO.pdfTERMO770,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons