Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27916
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Inteligência emocional para o profissional de secretariado executivo
Autor(es): Sousa, Leila Gomes
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral apresentar uma discussão acerca da temática Inteligência Emocional, e buscar descobrir se o profissional de secretariado graduado pela Universidade Federal da Paraíba está sendo preparado para lidar com ela. Como objetivos específicos, buscou-se: Esclarecer o que é a Inteligência Emocional; e, Relacionar o conceito de inteligência emocional com a área de secretariado executivo. O referencial teórico utilizado para fundamentar este estudo foi com base nos trabalhos de autores como Goleman (1995), Gil (1999), Neiva e D’Élia (2009). A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de cunho qualitativo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário como forma de alcançar os objetivos desta investigação. O referido questionário continha 10 (dez) questões objetivas e foi aplicado para os profissionais de Secretariado, formados na UFPB, estando em atuação ou não. Os resultados mostraram que existem inúmeros fatores que fazem com que as pessoas tenham como foco de atenção problemas como a ansiedade, e para que consiga manter um emocional equilibrado dentro de uma organização, é preciso não somente saber lidar com as situações que ocorrem no ambiente organizacional, mas também é necessário que as empresas invistam em palestras ou cursos que abordem estas temáticas como forma de auxiliar os seus empregados.
Abstract: The present study has as general objective to present a discussion about the Emotional Intelligence theme, and to find out if the secretarial professional graduated from the Federal University of Paraíba is being prepared to deal with it. As specific objectives, it was sought: to clarify what Emotional Intelligence is; and, to relate the concept of emotional intelligence with the area of executive secretariat. The theoretical reference used to support this study was based on the works of authors such as Goleman (1995), Gil (1999), Neiva and D'Élia (2009). This research is characterized as a case study, of qualitative nature. A questionnaire was used as a data collection tool to achieve the objectives of this research. This questionnaire contained 10 (ten) objective questions and was applied to secretarial professionals, trained at UFPB, whether they were working or not. The results showed that there are numerous factors that make people focus their attention on problems such as anxiety, and in order to maintain an emotional balance within an organization, it is necessary not only to know how to deal with the situations that occur in the organizational environment, but it is also necessary for companies to invest in lectures or courses that address these issues as a way to help their employees.
Palavras-chave: Inteligência emocional
Secretariado executivo
Organizações
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27916
Data do documento: 12-Jul-2020
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeilaGomesdeSousa__TERMO.pdfTERMO174,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
LeilaSousaGomes__TCC.pdfTCC235,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons