Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Rayza Apolinário Chaves de-
dc.date.accessioned2017-11-09T14:05:08Z-
dc.date.available2017-07-20-
dc.date.available2017-11-09T14:05:08Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2793-
dc.description.abstractThis work aims to present an analysis about the text contained in outdoors located in the city ofJoão Pessoa - Paraíba. The way in which such external media, embodied in world propaganda and characterized by its objectivity and reach of the public, communicates, is of fundamental importance to the success or failure of the advertisement, and therefore of the product or service it intends to sell. The manipulative relationship that is established in the narrative course of the text and configures the communicative exchange between advertiser and consumer is what we intend to understand. We aim to identify, from the theory of Algirdes Julien Greimas in the perception of Diana Luz Pessoa Barros, the four categories of manipulation in the speeches of external media ads (outdoor advertising) broadcast on high-traffic routes in the capital of Paraíba. We intend that the analysis of these pieces under a semiotic look gives us an overview on how the persuasive making, characteristic of the advertising language, takes place in the ads published in João Pessoa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T14:05:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RACL20072017.pdf: 2085753 bytes, checksum: cd67199beca12fb5f64e9f02a5b5d2d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T14:05:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RACL20072017.pdf: 2085753 bytes, checksum: cd67199beca12fb5f64e9f02a5b5d2d7 (MD5) Previous issue date: 2017-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectOutdoorpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTexto publicitáriopt_BR
dc.titleO manejo da palavra: as classes de manipulação no texto publicitário de outdoor - um olhar semióticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz Junior, Expedito-
dc.description.resumoEste trabalho busca apresentar uma análise acerca do texto contido em outdoors situados na cidade de João Pessoa – Paraíba. A maneira como essa mídia externa, consagrada na propaganda mundial e caracterizada por sua objetividade e alcance de público, comunica, é de fundamental importância para o sucesso ou fracasso do anúncio, e por conseguinte, do produto ou serviço que ele pretende vender. A relação manipulativa que se estabelece no percurso narrativo do texto e configura a troca comunicativa entre anunciante e consumidor é o que pretendemos compreender. Almejamos identificar, a partir da teoria de Algirdes Julien Greimas na percepção de Diana Luz de Pessoa Barros, as quatro categorias da manipulação nos discursos de alguns anúncios de mídia externa (outdoor) veiculados em vias de grande circulação na capital paraibana – João Pessoa. Pretendemos que a análise dessas peças sob um olhar semiótico nos ofereça um panorama sobre como o fazer persuasivo, característico da linguagem publicitária, se dá nos anúncios veiculados em João Pessoa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RACL20072017.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons