Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27947Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, José Lucas Maciel de | - |
| dc.date.accessioned | 2023-08-21T18:42:45Z | - |
| dc.date.available | 2023-08-21T18:42:45Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27947 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-21T18:42:35Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLucasMacieldeOliveira__TCC.pdf: 807135 bytes, checksum: ee481d70340051acdc35cf8aba78b7db (MD5) JoséLucasMacieldeOliveira__TERMO.pdf: 359145 bytes, checksum: 962adf4b7f84f0a62442502540000010 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-21T18:42:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLucasMacieldeOliveira__TCC.pdf: 807135 bytes, checksum: ee481d70340051acdc35cf8aba78b7db (MD5) JoséLucasMacieldeOliveira__TERMO.pdf: 359145 bytes, checksum: 962adf4b7f84f0a62442502540000010 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-21T18:42:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLucasMacieldeOliveira__TCC.pdf: 807135 bytes, checksum: ee481d70340051acdc35cf8aba78b7db (MD5) JoséLucasMacieldeOliveira__TERMO.pdf: 359145 bytes, checksum: 962adf4b7f84f0a62442502540000010 (MD5) Previous issue date: 2022-06-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Docência | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia | pt_BR |
| dc.title | Percepção dos docentes do curso de ciências contábeis campus IV acerca do ensino remoto temporário durante a pandemia da covid 19 | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | A crise sanitária promovida pela covid-19 causou mudanças estruturais na sociedade, por causa de medidas restritivas como os lockdowns. Com isso, o sistema educacional também foi afetado devido à suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto temporário com o uso mais intenso das tecnologias digitais. Esse novo cenário traz consigo desafios para a classe docente, bem como pode ser prejudicial tais mudanças à saúde física e mental. Sendo assim, o objetivo principal deste artigo consistiu em identificar a percepção dos docentes em relação ao ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, no que se refere ao seu cotidiano, ao processo de ensino-aprendizagem e a sua saúde física e mental. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e caracteriza-se como um estudo de caso com a tipologia descritiva, considerando que se busca descrever percepções dos docentes acerca da temática. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário disponibilizado na plataforma Google Forms, e contou com uma amostra de 19 docentes que trabalharam durante os períodos 2020.2, 2021.1 e 2021.2. Os resultados mais relevantes evidenciam uma realidade em que a maioria dos participantes tiveram suas rotinas familiares significativamente alteradas, e a necessidade de uma atualização no que diz respeito às plataformas digitais de ensino, pois antes, não possuíam contato com essa modalidade. Para eles, foi um período de sobrecarga devido à tantas atividades de forma diferente, e por causa disso, parte significativa relatou problemas relacionados à saúde física e mental como irritação, ansiedade e dores musculares. Por fim, no que tange o ensino remoto pouco mais da metade (cinquenta de três por cento) concordaram que alcançou a finalidade e eficácia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JoséLucasMacieldeOliveira__TCC.pdf | TCC | 788,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| JoséLucasMacieldeOliveira__TERMO.pdf | TERMO | 350,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
