Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27947| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Percepção dos docentes do curso de ciências contábeis campus IV acerca do ensino remoto temporário durante a pandemia da covid 19 |
| Autor(es): | Oliveira, José Lucas Maciel de |
| Resumo: | A crise sanitária promovida pela covid-19 causou mudanças estruturais na sociedade, por causa de medidas restritivas como os lockdowns. Com isso, o sistema educacional também foi afetado devido à suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto temporário com o uso mais intenso das tecnologias digitais. Esse novo cenário traz consigo desafios para a classe docente, bem como pode ser prejudicial tais mudanças à saúde física e mental. Sendo assim, o objetivo principal deste artigo consistiu em identificar a percepção dos docentes em relação ao ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, no que se refere ao seu cotidiano, ao processo de ensino-aprendizagem e a sua saúde física e mental. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e caracteriza-se como um estudo de caso com a tipologia descritiva, considerando que se busca descrever percepções dos docentes acerca da temática. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário disponibilizado na plataforma Google Forms, e contou com uma amostra de 19 docentes que trabalharam durante os períodos 2020.2, 2021.1 e 2021.2. Os resultados mais relevantes evidenciam uma realidade em que a maioria dos participantes tiveram suas rotinas familiares significativamente alteradas, e a necessidade de uma atualização no que diz respeito às plataformas digitais de ensino, pois antes, não possuíam contato com essa modalidade. Para eles, foi um período de sobrecarga devido à tantas atividades de forma diferente, e por causa disso, parte significativa relatou problemas relacionados à saúde física e mental como irritação, ansiedade e dores musculares. Por fim, no que tange o ensino remoto pouco mais da metade (cinquenta de três por cento) concordaram que alcançou a finalidade e eficácia. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Docência Ensino remoto Covid-19 Pandemia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27947 |
| Data do documento: | 10-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JoséLucasMacieldeOliveira__TCC.pdf | TCC | 788,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| JoséLucasMacieldeOliveira__TERMO.pdf | TERMO | 350,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
