Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27947
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepção dos docentes do curso de ciências contábeis campus IV acerca do ensino remoto temporário durante a pandemia da covid 19
Autor(es): Oliveira, José Lucas Maciel de
Resumo: A crise sanitária promovida pela covid-19 causou mudanças estruturais na sociedade, por causa de medidas restritivas como os lockdowns. Com isso, o sistema educacional também foi afetado devido à suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto temporário com o uso mais intenso das tecnologias digitais. Esse novo cenário traz consigo desafios para a classe docente, bem como pode ser prejudicial tais mudanças à saúde física e mental. Sendo assim, o objetivo principal deste artigo consistiu em identificar a percepção dos docentes em relação ao ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, no que se refere ao seu cotidiano, ao processo de ensino-aprendizagem e a sua saúde física e mental. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e caracteriza-se como um estudo de caso com a tipologia descritiva, considerando que se busca descrever percepções dos docentes acerca da temática. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário disponibilizado na plataforma Google Forms, e contou com uma amostra de 19 docentes que trabalharam durante os períodos 2020.2, 2021.1 e 2021.2. Os resultados mais relevantes evidenciam uma realidade em que a maioria dos participantes tiveram suas rotinas familiares significativamente alteradas, e a necessidade de uma atualização no que diz respeito às plataformas digitais de ensino, pois antes, não possuíam contato com essa modalidade. Para eles, foi um período de sobrecarga devido à tantas atividades de forma diferente, e por causa disso, parte significativa relatou problemas relacionados à saúde física e mental como irritação, ansiedade e dores musculares. Por fim, no que tange o ensino remoto pouco mais da metade (cinquenta de três por cento) concordaram que alcançou a finalidade e eficácia.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Docência
Ensino remoto
Covid-19
Pandemia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27947
Data do documento: 10-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséLucasMacieldeOliveira__TCC.pdfTCC788,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoséLucasMacieldeOliveira__TERMO.pdfTERMO350,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons