Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27960
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Assistência estudantil e evasão dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV |
Autor(es): | Nascimento, Maria Eduarda Martins do |
Resumo: | A assistência estudantil universitária foi instituída com o intuito de fornecer aos alunos de baixa renda, condições socioeconômicas para manter-se na universidade, ou seja, toda essa assistência ofertada aos estudantes vulneráveis financeiramente tem por objetivo diminuir os índices de evasão, contribuindo assim, para a permanência universitária e conclusão dos estudos. Nesse contexto, o presente trabalho apresentou como objetivo averiguar se o Programa de Assistência Estudantil tem contribuído para evitar a evasão acadêmica no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba - CAMPUS IV. A pesquisa se caracterizou como descritiva, tendo como procedimentos estudos bibliográficos e aplicação e análise do questionário que foi aplicado eletronicamente pela plataforma Google Forms juntos aos alunos do referido curso. Esta pesquisa torna-se relevante porque buscou identificar a importância de programas inclusivos, como os observados na Assistência Estudantil, que de forma direta ou indireta, contribuem para a permanência do discente na educação superior brasileira, auferindo condições materiais e financeiras para prosseguir seus estudos e assim, concluí-los. Para fundamentação teórica deste artigo foram escolhidos: Texeira (2002); Imperatori (2017); Alvarez, Radaeli (2016); Aquino, Forezena (2019); dentre outros, a fim dar suporte na análise dos resultados. As informações colhidas apontaram que para os discentes, o acesso à assistência estudantil, tem contribuído para que esses se mantenham no curso evitando a evasão. Portanto, a assistência estudantil constitui como uma ferramenta importante na construção de possibilidades para superar as desigualdades e permitir permanência desse alunado na educação superior. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Educação Programas inclusivos Permanência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27960 |
Data do documento: | 7-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaEduardaMartinsdoNascimento_TCC.pdf | TCC | 876,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MariaEduardaMartinsdoNascimento_TERMO.pdf | TERMO | 307,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons