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Tipo: TCC
Título: IMPRESSÕES DA LOUCURA NO CAMPO SOCIOCULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO
Autor(es): DE ARAÚJO, ESTER BATISTA
Primeiro Orientador: DO NASCIMENTO, ZAETH AGUIAR
Resumo: Os muitos anos em que a Reforma Psiquiátrica está em curso revelou que apenas leis não são suficientes para que a loucura seja aceita pela sociedade. Na esfera da cultura é que se desdobram os ideais responsáveis pelos diversos tipos de exclusão que sujeitos em sofrimento psíquico sofrem. Portanto, é também a partir dela que se criam possibilidades de inclusão para esses indivíduos. O objetivo deste trabalho foi relatar as experiências vivenciadas durante os primeiros dois anos de vigência de um projeto de extensão universitária de Psicologia, que segue os pressupostos da educação popular, caracterizando-se, então, como extensão popular. As atividades relatadas foram realizadas na modalidade remota, durante os anos de 2020 e 2021, e consistiram de debates a partir de obras cinematográficas, com a mediação de profissionais das áreas temáticas. Tendo as atividades levantado frutíferos temas, como o estigma em relação ao sofrimento psíquico, a importância da arte, do trabalho e da resistência política no combate à exclusão desse grupo estigmatizado, os resultados revelaram a relevância da extensão popular para a Reforma Psiquiátrica em sua dimensão sociocultural.
Abstract: The many years in which the Psychiatric Reform has been underway have revealed that laws alone are not sufficient for societal acceptance of mental illness. It is within the sphere of culture that the ideals responsible for various forms of exclusion faced by individuals with psychological disorders unfold. Therefore, it is also from within culture that possibilities of inclusion are created for these individuals. The objective of this study was to report the experiences during the first two years of a university extension project in the area of Psychology that follows the principles of popular education, thus characterizing itself as a popular extension. The reported activities were conducted remotely during the years 2020 and 2021 and consisted of debates based on cinematographic works, mediated by professionals of the thematic areas. As the activities raised fruitful topics such as the stigma related to mental disorders, the importance of art, work, and political resistance in fighting the exclusion of this stigmatized group, the results revealed the relevance of popular extension for the Psychiatric Reform in its socio-cultural dimension.
Palavras-chave: Luta antimanicomial;
reforma psiquiátrica;
extensão universitária;
educação popular
Anti-asylum movement
psychiatric reform;
university extension;
popular education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27970
Data do documento: 14-Jun-2023
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