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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27972
Tipo: | Tese |
Título: | Vivências subjetivas nos processos de sucessão em empresas familiares |
Autor(es): | Zambroni, Cláudia Helena Costa de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Rique Neto, Júlio |
Primeiro Coorientador: | Silva, Anielson Barbosa da |
Resumo: | Levando em consideração que a maioria dos estudos realizados sobre os processos sucessórios em empresas familiares é instrumental, uma vez que analisam os processos de sucessão como um conjunto de etapas, ações e atividades e relegam a dimensão subjetiva entre sucedido(a) e sucessor(a), faz-se necessário aprofundar o estudo do fenômeno da sucessão levando em conta essa vivência subjetiva e considerar as dimensões afetivas, sociais e de dominação que ocorem nas relações familiares e que, muitas vezes, vão fazer morada nas empresas. Dessa forma, esta investigação teve como objetivo principal compreender a vivência subjetiva do(a) sucedido(a) e do(a) sucessor(a) durante o processo de sucessão em pequenas empresas familiares. Como aporte teórico, optou-se pela Psicodinâmica do Trabalho. Quanto à metodologia, utilizou-se um paradigma interpretativista e uma abordagem qualitativa, tendo como método de coleta de dados a história oral temática. Os participantes desta investigação foram dez empresários (sucedidos(as) e sucessores(as)) de cinco pequenas empresas localizadas na cidade de João Pessoa - PB que já passaram pelo processo da sucessão empresarial e que atenderam aos seguintes critérios: a empresa deve ser familiar e ter pelo menos dez anos de existência; o processo de sucessão empresarial já deve ter acontecido há pelo menos dois anos; e o(a) sucessor(a) deve ser filho(a) do(a) sucedido(a). Os instrumentos de coleta de dados foram dois roteiros de entrevistas, sendo um para o(a) sucedido(a) e outro para o(a) sucessor(a). Para a análise das falas dos entrevistados, optou-se por utilizar a análise sociológica do discurso (ASD), a qual revelou a existência de categorias temáticas para cada uma das dimensões estudadas. A dimensão afetiva revelou o amor e a renúncia, a frustração e a mágoa e o perdão. A dimensão social revelou o sentido do trabalho para sucedidos(as) e sucessores(as), empresa e família: tudo junto e misturado, e a dificuldade do(a) sucedido(a) em realizar a sucessão. A dimensão de dominação revelou o conflito entre pais e filhos sobre a administração de suas empresas, a falta de reconhecimento do(a) sucessor(a) por parte do(a) sucedido(a) e o preconceito de gênero. A conclusão deste estudo é que não é possível compreender os processos de sucessão em empresas familiares sem considerar a vivência subjetiva de sucedidos(as) e sucessores(as). Ao lançar um olhar mais subjetivo nos estudos sobre a sucessão em empresas familiares, esta tese pretendeu fazer com que as famílias empresárias consigam perceber e transpor os obstáculos que, muitas vezes, impedem a família e a empresa de seguirem juntos. |
Abstract: | Considering that most studies conducted on succession processes in family businesses are
instrumental, since they analyze succession processes as a set of steps, actions and activities,
and relegate the subjective dimension between predecessor and successor, it is necessary to
deepen the study of the phenomenon of succession bearing in mind this subjective experience
and considering the affective, social and domination dimensions that take place in family
relationships and that will often be present in family-owned companies. Thus, this investigation
had as its main objective the understanding of the subjective experience of the predecessor and
the successor during the succession process in small family businesses. For this research, the
psychodynamics of work was chosen as a theoretical framework. Regarding the methodology,
an interpretive paradigm and a qualitative approach were used, using thematic oral history as
the method of data collection. The participants of this investigation were ten business owners
(predecessors and successors) of five small companies located in the city of João Pessoa – PB
(Brazil) who have already gone through the process of business succession and met the
following criteria: the company must be family-owned and at least ten years old; the process of
business succession must have happened at least two years ago; and the successor must be the
predecessor's son or daughter. The data collection tools were two interview scripts, one for the
predecessor and another one for the successor. For the analysis of the participants' statements,
we chose to use sociological discourse analysis (SDA), which revealed the existence of thematic
categories for each of the dimensions studied. The affective dimension revealed love and
renunciation, frustration, hurt and forgiveness. The social dimension revealed the meaning of
work for predecessors and successors, company and family: "all together and mixed up", and
the challenges faced by the predecessor in carrying out the succession. The dimension of
domination revealed the conflict between parents and children over the administration of their
companies, the lack of recognition of the successor by the predecessor, and the gender
prejudice. This study concludes that it is not possible to understand the succession processes in
family businesses without considering the subjective experience of predecessors and
successors. By adopting a subjective view on studies on family businesses succession, this
thesis aimed to make business families able to perceive and overcome the obstacles that often
prevent the family and the company from moving forward together. RÉSUMÉ. Tout en considérant que la majorité des études réalisées sur les processus de succession concernant les entreprises familiales est instrumental, étant donné qu’elles analysent les processus de succession en tant qu’ un ensemble d’étapes, d’actions et d’activités et relèguent la dimension subjective entre le prédécesseur et le successeur. Cette thèse approfondit l’étude du phénomène de la succession, tout en prenant compte de cette expérience subjective et considérant les dimensions affective, sociale et de domination qui ont lieu dans les relations familiales et qui s’installent souvent dans les entreprises. De cette façon, cette investigation a pour but de comprendre l’expérience subjective du prédécesseur et du successeur pendant le processus de succession dans les petites entreprises familiales. Pour ce faire, comme support théorique, nous avons choisi la psychodynamique du travail. Quant à la méthodologie, nous avons utilisé un paradigme interprétativiste et l’approche qualitative ayant comme méthodologie la collecte de données et l’histoire orale thématique. Nous avons compté sur la participation de dix entrepreneurs (prédécesseurs et successeurs) appartenant à cinq petites entreprises situées dans la ville de João Pessoa (au nord-est du Brésil) ayant subi le processus de succession d’entreprise et répondant aux critères suivants: l’entreprise doit être familiale et avoir au moins dix ans d’activité; le processus de succession s’est déjà achevé il y a au moins deux ans et le successeur doit être l’enfant du prédécesseur. Concernant les instruments de la collecte de données, nous avons réalisé deux questionnaires lors des entretiens, à savoir: un questionnaire pour le prédécesseur et un questionnaire pour le successeur. Pour l’analyse des réponses des interviewés, nous avons utilisé l’analyse sociologique du discours (ASD), qui a révélé, à son tour, l’existence des catégories thématiques pour chacune des dimensions étudiées. La dimension affective a révélé l’amour et la renonciation, la frustration, la rancune et le pardon. La dimension sociale a révélé le sens du travail pour les successeurs et les prédécesseurs, l’entreprise et la famille mélangées, et la difficulté du successeur de réaliser la succession. La dimension de domination a révélé le conflit entre les parents et les enfants par rapport à la gestion de leurs entreprises, le manque de reconnaissance du successeur et le stéréotype de genre. La conclusion de cette étude annonce qu’il n’est pas possible de comprendre les processus de succession dans les entreprises familiales sans prendre en compte l’expérience subjective des prédécesseurs et successeurs. Tout en s’appuyant sur un regard plus subjectif sur les études concernant la succession dans les entreprises familiales, cette thèse a envisagé de faire les familles comprendre et dépasser les obstacles qui empêchent souvent la famille et l’entreprise de continuer ensemble. |
Palavras-chave: | Empresa familiar Sucessão empresarial Relações familiares Vivência subjetiva Family business Business succession Family relationships Subjective experience Succession d’entreprises Expérience subjective |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27972 |
Data do documento: | 9-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
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