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metadata.dc.type: TCC
Title: A lírica ceciliana: leituras e leitores
metadata.dc.creator: Silva, Raquel Sousa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Segabinazi, Daniela Maria
metadata.dc.description.resumo: Realizamos esta pesquisa com o objetivo principal de apresentar uma proposta metodológica de leitura de poesia em sala de aula a partir da lírica ceciliana, por meio de estratégias de compreensão leitora. Para isso, selecionamos três poemas (“Ou isto ou aquilo”, “O último andar” e “A língua do nhem”) do livro Ou isto ou aquilo (2012), de Cecília Meireles. A escolha por tal obra justifica-se por ela proporcionar aos públicos infantil e juvenil um elevado valor estético e ter amplo reconhecimento da crítica literária, assim, possibilidades de leituras e de leitores diversos fazem parte desta discussão. No percurso deste trabalho, realizamos um levantamento da fortuna crítica da autora, de sua produção como educadora e como poetisa e sua relação com essas duas áreas. O propósito disso foi colocar em voga as discussões já levantadas pela autora em sua obra Problemas da literatura infantil (1984), livro teórico pioneiro em território nacional sobre algumas questões que envolvem a produção literária infantil, seu ensino e seu público, a fim de dimensionarmos um diálogo entre as facetas da educadora e poetisa. Em um segundo momento, fizemos considerações acerca da recepção literária, fundamentando, por meio de Hans R. Jauss et al (1979) e de Wolfgang Iser (1996; 1999), a Estética da Recepção e a Teoria do Efeito Estético, respectivamente. Além do mais, tratamos especificamente da recepção de parte da poesia ceciliana em Ou isto ou aquilo (2012) – pelos críticos e pela escola, mais detidamente pela análise de livros didáticos, de como eles abordam os poemas da escritora a partir de atividades e da recorrência de tais composições poéticas. Foram, principalmente, as considerações de Miguel Sanches Neto (2001), de Regina Zilberman (2005), de Nelly Novaes Coelho (2006) e de Luís Camargo (2012) que contribuíram nesta etapa. Por fim, depois de confrontarmos algumas abordagens teórico-metodológicas do que identificamos nos livros didáticos, propomos sugestões de exploração do texto poético em sala de aula, a partir das estratégias de leitura propostas por Isabel Solé (1998) e por Cyntia G. G. S. Girotto e Renata J. de Souza (2010). Nesse sentido, visamos à atualização da lírica ceciliana em seu estado artístico a um panorama escolar atual e defendendo a manutenção de sua obra no tipo de material didático investigado, justificando que não é por que ela esteve tantos anos no ambiente escolar que necessariamente deva ser apagada/substituída/esquecida na contemporaneidade escolar. Desse modo, este trabalho também apresenta uma função social, pois reúne uma possível contribuição para os estudos acadêmicos sobre a autora, sobre as teorias utilizadas a respeito de livros didáticos e fornece para a escola alternativas metodológicas ao trabalho com poesia, fugindo dos paradigmas da tradição.
Abstract: The main objective of our study is to present a methodological proposal of poetry reading in classroom from the poetry of Cecília Meireles, by means of reading comprehension strategies. Thus, we selected three poems (“Ou isto ou aquilo”, “O último andar” and “A língua do nhem”) from her book Ou isto ou aquilo (2012). We selected this work because of its high aesthetic value and its wide recognition to literary criticism considering the children’s and youth readers. Then, several readings and readers take part of this discussion. In this research, we analyzed studies regarding the aforementioned author, her production as a teacher and poet, and her relation with these two fields. This proposal was to bring the author’s discussions up in Problemas da literatura infantil (1984), in order to investigate her teacher and poet aspects. Regarding the book, this pioneering theoretical work in Brazil deals with aspects of children's literature, its teaching and its audience. Then, we approached the literary criticism concerning the book, based on Hans R. Jauss et al (1979) and Wolfgang Iser (1996; 1999), the Aesthetic of Reception and the Theory of Aesthetic Response, respectively. Furthermore, we considered the approach of Ou isto ou aquilo (2012) in relation to the critics and to school, especially in terms of analyzes of textbooks, their approach towards the author’s poems from the activities and from the recurrence of those poems. This was based on Miguel Sanches Neto (2001), Regina Zilberman (2005), Nelly Novaes Coelho (2006) and Luís Camargo (2012). Finally, after comparing some theoretical-methodological approaches that were identified in the textbooks, we propose suggestions concerning poetry in classroom, based on the reading strategies of Isabel Solé (1998) and Cyntia G. G. S. Girotto and Renata J. de Souza (2010). Hence, we aim at updating the literary works of Cecília Meireles to a current educational perspective, defending the maintenance of her works in the analyzed textbooks. We argue that, although her works are present at school, they should not have to be omitted/substituted/forgotten at school nowadays. Therefore, this study also provides a social function, since it includes a possible contribution to academic studies concerning Cecília Meireles, about theories regarding textbooks and provides for school methodological alternatives to work with poetry, avoiding traditional approaches.
Keywords: Ensino de poesia
Estratégias de leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2800
Issue Date: 28-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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