Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28014
Tipo: | TCC |
Título: | Perspectiva sociointeracionista no enxame nacional do ensino médio (ENEM) : análise de questões de língua portuguesa nas provas de 2016 a 2018 |
Autor(es): | Nascimento, Dauany Nevis do |
Primeiro Orientador: | Lima, Fernanda Barboza de |
Resumo: | Apesar dos debates acerca do ensino de língua continuarem a defender que ele deve ser trabalhada sob a perspectiva sociointeracionista, ainda é visto em sala de aula um ensino tradicionalista, que usa a gramática de forma descontextualizada e pouco funcional. Nos últimos anos, contudo, o Enem, por ter se tornado a principal porta de entrada para o ensino superior, tem procurado alinhar-se ao pensamento teórico vigente e ao que preconizam os documentos oficiais. Nota-se que alunos e professores se preparam arduamente para essa prova, que é considerada de nível difícil por apresentar, atualmente, 180 questões extensas distribuídas em quatro grandes áreas do conhecimento, além de uma redação. Pensando no impacto que o Enem tem na vida de estudantes do ensino médio que almejam o ensino superior, analisamos questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias das provas do Enem de 2016 (amarela), 2017 (rosa) e 2018 (azul). Selecionamos, de um universo de 120 questões, 12 quesitos, que ilustram como os eixos leitura, textualidade, variação linguística e gramática são apresentados e trabalhados. Tivemos a intenção de identificar quais assuntos são priorizados no exame, quais concepções de linguagem o norteiam e como esses eixos são trabalhados nas questões e nas suas alternativas. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos como procedimentos, a pesquisa documental e bibliográfica. Como aporte teórico, consultamos os seguintes autores: Antunes (2009), Marcuschi (2007) e Koch e Elias (2011), para pensarmos sobre leitura; Koch (1997), Antunes (2010), Koch e Travaglia (2011) e Marcuschi (2010),para discutirmos sobre texto e fatores de textualidade; Bortoni-Ricardo (2006), Bagno (2002),Cyranka (2015) e Faraco (2004,2008), para refletirmos sobre os fenômenos da variação linguística; Geraldi (2006), Teixeira (2012) e Possenti (1996), para discutirmos sobre gramática; além, naturalmente, dos documentos que norteiam o ensino de Língua Portuguesa, como os PCN (2000, 2002) e a BNCC (2016). Como resultados, observamos que as atividades apresentadas no Enem estão de acordo com as orientações dos documentos oficiais que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa, uma vez que se tem a concepção sociointeracionista como base para pensarmos sobre linguagem. Além disso, pudemos notar que a maioria das questões trabalha um fenômeno da língua a partir de um gênero textual que permite ao candidato compreender como se dá a construção daquele texto. Constatamos que questões que trabalham a variação linguística são em número reduzido, mas trazem a variação como um fenômeno natural da língua. Por fim, as questões de base gramatical, quando aparecem, trazem a gramática de forma funcional e contextualizada. Acreditamos que nosso trabalho contribuiu para uma ampliação do conhecimento sobre a natureza das questões de língua portuguesa do Enem e, dessa forma, com a ampliação do conhecimento sobre o ensino de língua |
Abstract: | Although debates about language teaching continue to argue that it should be worked from the socio-interactionist perspective, a traditionalist teaching that uses grammar in a decontextualized and non-functional way is still seen in the classroom. In recent years, however, Enem, as it has become the main gateway to higher education, has sought to align itself with current theoretical thinking and with what profess the official documents. It is noted that students and teachers are preparing hard for this test, which is considered of difficult level for presenting, currently, 180 extensive questions distributed in four major areas of knowledge, as well as an essay. Thinking about the impact that Enem has on the lives of high school students aiming for higher education, we look at questions of languages, codes and their technologies of the 2016 (yellow), 2017 (pink) and 2018 (blue) Enem tests. We selected from a universe of 120 questions, 12 questions, which illustrate how the reading, textuality, linguistic variation and grammar axes are presented and worked on. We intended to identify which subjects are prioritized in the exam, which language conceptions guide it and how these axes are worked on the questions and their alternatives. For the accomplishment of this research we used as procedures the documental and bibliographical research. As theoretical contribution, we consulted the following authors: Antunes (2009), Marcuschi (2007) and Koch and Elias (2011), to think about reading; Koch (1997), Antunes (2010), Koch and Travaglia (2011) and Marcuschi (2010), to discuss text and textuality factors; Bortoni-Ricardo (2006), Bagno (2002), Cyranka (2015) and Faraco (2004, 2008), to reflect on the phenomena of linguistic variation; Geraldi (2006), Teixeira (2011) and Possenti (1996), to discuss grammar; besides, of course, the documents that guide Portuguese language teaching, such as the PCN (2000, 2002) and the BNCC (2016). As a result, we observe that the activities presented in Enem are in accordance with the guidelines of the official documents that underlie the teaching of Portuguese Language, since we have the socio-interactionist conception as the basis for thinking about language. In addition, we noticed that most of the questions work a language phenomenon from a textual genre that allows the candidate to understand how the text is constructed. We found that questions that deal with linguistic variation are few in number, but bring variation as a natural phenomenon of language. Finally, grammatical questions, when they arise, bring grammar in a functional and contextual way. We believe that our work has contributed to a broadening of knowledge about the nature of Enem's Portuguese language questions and thus to a broadening of knowledge about language teaching. |
Palavras-chave: | Enem Leitura Textualidade Variação Gramática |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28014 |
Data do documento: | 4-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DauanyNeresdoNascimento__TCC.pdf | TCC | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
DauanyNevisDoNascimento__TERMO.pdf | TERMO | 271,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons