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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28023
Tipo: TCC
Título: A coesão textual em relatos de alunos do ensino médio
Autor(es): Farias, Rayanne Livia Gomes
Primeiro Orientador: Lima, Fernanda Barboza de
Resumo: Devido à importância que a escrita tem na formação social e acadêmica de um estudante, e que para sua produção é preciso recursos coesivos necessários para tornar o texto adequado à gramática normativa, este trabalho objetiva analisar os recursos coesivos encontrados em relatos, produzidos por alunos do ensino médio, de uma escola localizada na zona urbana, no centro de Mamanguape/PB, a fim de observar quais recursos reiterativos e conectivos são mais frequentes nos textos e se são utilizados adequadamente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantiqualitativa, já que tivemos o intuito de analisar e contabilizar esses recursos coesivos encontrados nas análises. No que concerne à revisão teórica, contamos com pressupostos de diferentes linhas de estudo. A princípio, para trabalhar a importância do gênero textual e sua relação com o ensino de Língua Portuguesa, nos baseamos nos trabalhos de Antunes (2012), Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), dos PCN (1998-2000) e da BNCC (2017-2018). Em seguida, buscando enfatizar a relevância dos recursos coesivos, utilizamos os pressupostos de Antunes (2005), Koch (2010) e Fávero (2009) e para trazer um suporte no que se refere ao gênero trabalhado na análise, no caso, o relato, foram consultados os trabalhos de Menezes (2015), Fontenele e Nelo (2018), Ferreira (2017), Marcuschi (2008), Aragão (2016), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Diante da análise desenvolvida, foi possível verificar que os elementos de reiteração mais utilizados foram as repetições literais, substituições gramaticais, o paralelismo, substituição lexicais e elipses. Já no que se refere aos mecanismos de conexão, constatou-se que as relações de adição foram vistas com mais frequências, embora também tenha sido encontrado um número relativo de relações de complementação, oposição, justificação, alternância, conclusão e comparação, o que impõe a constatação de que, embora esses elementos tenham sido utilizados em maior ou menor número dentro dos textos, foram de extrema importância para ligar os segmentos textuais e tornar o texto coeso e fluido. Desta forma, acreditamos que nosso trabalho possibilitou-nos uma reflexão acerca da importância do uso dos recursos coesivos, da mesma forma que nos alertou sobre as dificuldades ainda encontradas pelos alunos para articulação de algumas reiterações em seus textos, confirmando-nos o valor de procedimentos didáticos que viabilizem o conhecimento ampliado desse assunto.
Abstract: Due to the importance that writing has in the social and academic formation of a student, and that its production requires the cohesive resources necessary to make the text adequate to normative grammar, this paper aims to analyze the analyze the cohesive resources found in reports produced by high school students, in a school located in the urban area of Mamanguape - PB, in order to observe which reiterative and connective resources are more frequent in the texts and if they are used correctly. To this end, a quantitative and qualitative research was conducted, as we aimed to analyze and account for these cohesive resources found in the analyzes. Regarding the theoretical review, we rely on assumptions from different lines of study. At first, to work the importance of the textual genre and its relation with the teaching of Portuguese Language, we based ourselves on the works of Antunes (2012), Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), PCN (1998-2000) and BNCC (2017-2018). Then, seeking to emphasize the relevance of cohesive resources, we use the assumptions of Antunes (2005), Koch (2010) and Fávero (2009) and to provide support regarding the genre worked in the analysis, in this case the report, the works of Menezes (2015), Fontenele and Nelo (2018), Ferreira (2017), Marcuschi (2008), Aragão (2016), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) and Base Nacional Comum Curricular (2017) were consulted. Given the analysis developed, it was possible to verify that the most used reiteration elements were literal repetitions, grammatical substitutions, parallelism, lexical substitutions and ellipses. Regarding the connection mechanisms, it has been found that the addition relations were seen more frequently, although a relative number of complementation, opposition, justification, alternation, conclusion and comparison relationships has also been found, which imposes the finding that while these elements were used to a greater or lesser extent within the texts, they were of utmost importance in linking the textual segments and making the text cohesive and fluid. Thus, we believe that our work allowed us to reflect on the importance of using cohesive resources, as well as alerting us about the difficulties still encountered by students to articulate some reiterations in their texts, confirming the value of procedures didactics that enable the expanded knowledge of this subject.
Palavras-chave: Escrita
Recursos coesivos
Gênero relato
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28023
Data do documento: 18-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

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