Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28025
Tipo: TCC
Título: CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: Uma narrativa fundamentada na experiência do Estágio Docente
Autor(es): OLIVEIRA, HEITTOR LUÍS ALVES DE
Primeiro Orientador: Pinheiro, Antonio Carlos F
Resumo: O presente trabalho trata de uma narrativa reflexiva sobre a experiência da prática do ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada durante o desenvolvimento do Estágio Docente na EMEF Luiz Vaz de Camões, localizada na cidade de João Pessoa, PB. A pesquisa enfatiza um relato de observação, análise e reflexão especificamente nos ciclos III e IV desta modalidade de educação básica. Por meio da pesquisa buscou-se investigar e compreender, como se precede a prática do ensino de História na EJA imersa na problemática da inexistência da definição de um currículo específico para esta modalidade de educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o principal documento que organiza e norteia a prática pedagógica no ensino básico. A metodologia de construção da pesquisa foi múltipla, partindo de uma revisão bibliográfica apoiada em material de cunho acadêmico-científico com a finalidade de embasar a discussão histórica da temática em questão, seguida da observação da prática do ensino de História na EJA. Foi utilizada ainda uma entrevista com o docente em exercício na mencionada escola a fim de colher informações mais precisas sobre a perspectiva entre ensinoaprendizagem e o currículo de História na EJA. Por fim, deseja-se ressaltar que os meios utilizados foram suficientes para reconhecer alguns parâmetros que possibilitaram responder à questão central da pesquisa no sentido de compreender as estratégias didático-pedagógicas adotadas, considerando a grande autonomia que detém tanto a instituição escolar quanto o professor que atua na referida modalidade de ensino.
Abstract: The present work deals with a reflective narrative about the experience of teaching History in Youth and Adult Education (EJA), carried out during the development of the Teaching Internship at EMEF Luiz Vaz de Camões, located in the city of João Pessoa, PB. The research emphasizes a report of observation, analysis and reflection specifically in cycles III and IV of this modality of basic education. Through research, we sought to investigate and understand how the practice of teaching History in EJA is immersed in the problem of the lack of definition of a specific curriculum for this type of education in the National Common Curricular Base (BNCC), which is the main document that organizes and guides the pedagogical practice in basic education. The research construction methodology was multiple, starting from a bibliographic review supported by academic-scientific material with the purpose of supporting the historical discussion of the theme in question, followed by the observation of the practice of teaching History in EJA. An interview was also used with the teacher in practice at the aforementioned school in order to gather more precise information about the perspective between teaching-learning and the History curriculum in EJA. Finally, it is important to emphasize that the means used were sufficient to recognize some parameters that made it possible to answer the central question of the research in the sense of understanding the didacticpedagogical strategies adopted, considering the great autonomy that both the school institution and the teacher who works in the mentioned teaching modality.
Palavras-chave: Currículo
Educação de Jovens e Adultos
Ensino de História
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28025
Data do documento: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA - Uma narrativa fundamentada na experiência do Estágio Docente..pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons