Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, CAROLINA MENDONÇA DE PINHO-
dc.date.accessioned2023-08-24T15:02:14Z-
dc.date.available2023-08-23-
dc.date.available2023-08-24T15:02:14Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28030-
dc.description.abstractThisworkintendstoanalyzethewaynatureandnon-humancharactersarerepresentedin theshortstories"KewGardens"and"TheMarkontheWall",byVirginiaWoolf,through anecofeminist andecocritical perspective.Oneof thenon-humancharacters that constitutesthemainobjectoftheanalysisisthesnail:throughapoeticconstruction,the characterappearsasalittleanimalthatinhabitsthegardenin"KewGardens",andasa characterthatevokesdeepthoughtsandreflectionsaboutlifebymanifestingitselfasa littlemarkonthewall in"TheMarkontheWall".Theanalysisoftheshortstoriesis developedthroughthelensesoftheliteraryecocriticism,andalsothroughbibliographic researchthatbroughttogethertheconceptsofecofeminismandecocriticismintheworks ofRaewynConnellandRebeccaPearse(2015),CheryllGlotfeltyandHaroldFromm (1996),Ann.B.Dobie(2015),KarenJ.Warren(2000),andalsotextsfromWoolf’s criticism, suchasDiannaL.Swanson(2011),MariaOliveira(2013),DaviPinhoe Oliveira(2023),BonnieKimeScott (2012),ePeterAdkins(2022).Throughout the literaryanalysisofbothwoolfianshortstories,weinvestigatehowrepresentationsofthe non-humansymbolizeanappreciationofnatureandthenon-humanworld,contributingto amoreecologicalunderstandingoftheworld.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2023-08-24T15:02:14Z No. of bitstreams: 1 _ (1).pdf: 560149 bytes, checksum: 61e26a12c68ea011a1d484c46e7373f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-24T15:02:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _ (1).pdf: 560149 bytes, checksum: 61e26a12c68ea011a1d484c46e7373f1 (MD5) Previous issue date: 2023-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVirginiaWoolf;pt_BR
dc.subjectEcofeminismo;pt_BR
dc.subjectEcocríticapt_BR
dc.subjectVirginiaWoolf;pt_BR
dc.subjectEcofeminism;pt_BR
dc.subjectEcocriticism;pt_BR
dc.titleEstá cheia de pensamentos tranquilos,de pensamentos felizes,esta árvore”:Uma análise ecofeminista dos contos de Virginia Woolfpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1de Oliveira, Maria Aparecida-
dc.description.resumoEstetrabalhopretendeanalisaromodocomoanaturezaeaspersonagensnãohumanas sãorepresentadasnoscontos“KewGardens”e“TheMarkontheWall”,deVirginia Woolf,sobumaperspectivaecofeministaeecocrítica.Umadaspersonagensnãohumanas queseconstituicomoprincipalobjetodeanáliseéocaracol:deformapoética,ocaracol aparececomoumpequenoanimalquehabitaojardimem“KewGardens”,ecomo personagemqueevocapensamentoseprofundasreflexõessobreavidaaomanifestar-se comoumapequenamarcanaparedeem“TheMarkontheWall”.Aanálisedoscontosé desenvolvida sobaóticada ecocrítica literária, apartir dapesquisade caráter bibliográficoquereuniuosconceitosdeecofeminismoeecocríticaexploradosnasobras deRaewynConnelleRebeccaPearse(2015),Ann.B.Dobie(2015),CheryllGlotfelty (1996)eKarenJ.Warren(2000),eafortunacríticadeVirginiaWoolf,discutidanos textosdeDiannaL.Swanson(2011),MariaOliveira(2013),DaviPinhoeMariaOliveira (2023),BonnieKimeScott(2012)ePeterAdkins(2022).Aolongodaanáliseliteráriade ambososcontoswoolfianos, investigamoscomoas representaçõesdonãohumano simbolizamumavalorizaçãodanaturezaedomundonãohumano,contribuindoparauma leituramaisecológicademundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_ (1).pdf547,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.