Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2805
Tipo: TCC
Título: Teoria da polidez e estratégias de preservação das faces: uma análise em orgulho e preconceito, de Jane Austen
Autor(es): Santos, Gabriela Gomes
Primeiro Orientador: Ferreira, Barbara Cabral
Resumo: Este trabalho traz uma análise de trechos da obra literária Orgulho e preconceito, de Autoria de Jane Austen, à luz da teoria da polidez. Temos com a análise o objetivo de observar o uso ou quebra das estratégias de polidez, desenvolvidas na teoria, verificando principalmente o que o uso ou quebra destas estratégias pode nos revelar sobre os personagens, sua situação social e os conflitos enfrentados por eles.Para tal propósito apresentamos a Teoria da polidez ao leitor deste trabalho, teoria esta desenvolvida no campo da Pragmática, tendo destaque os autores Penelope Brown e Stephen Levinson (1987), a qual trazemos de acordo com os seguintes estudiosos: Joan Cutting (2008); George Yule (1996); Anne O’Keeffe, Brian Clancy e Svenja Adolphs (2011). Iniciamos nosso trabalho de forma mais ampla trazendo um breve relato dos estudos em linguagem, passando pela conceituação de Pragmática e o conceito adotado neste trabalho, definimos modelos de contextos e falamos da importância deste na área da Pragmática. Para tal, realizamos uma extensa pesquisa bibliográfica nas áreas citadas, cujos autores serão apresentados logo mais na introdução. A análise qualitativa interpretativista dos trechos propostos observou um padrão de comportamento apresentado pelos personagens, a saber, a protagonista feminina, personagem que aparece em situações delicadas e frente à pessoas que estavam em status social considerado superior ao dela, na maioria das vezes usa as estratégias de polidez. Os personagens masculinos e que estão em situação de maior prestígio social, fazem menos ou nenhum uso dessas estratégias. Veremos no trabalho a implicação dessas afirmações.
Abstract: This work brings an analysis of excerpt from the literary work Pride and prejudice, of authorship of Jane Austen, in light of Politeness theory. We have, with the analysis the aim of observe the use or breach of these strategies of politeness, developed in the theory, verifying mainly what this use or breach of these strategies can reveal about the characters, their social situation and the conflicts faced by them. For this purpose we presented the politeness theory to our reader. Developed in the Pragmatic field, it has prominence the authors Penelope Brown and Stephen Levinson (1987). We bring them according to the following scholars: Joan Cutting (2008); George Yule (1996); Anne O’Keeffe, Brian Clancy e Svenja Adolphs (2011). We started our work in a wide way bringing a brief report of studies in language, passing by the concepts of Pragmatics and the concept adopted in this work, we define models of contexts and we discourse about its importance in the Pragmatics. For this, it was realized an extensive bibliographic research in the areas mentioned above, whose the authors is going to be introduced soon in our introduction. The qualitative and interpretative analysis from the excerpts proposed observed that there is standard in the behavior presented by the characters, namely, in the female protagonist, character who appears in delicate situations and face to people who were in a social status considered higher to her, in the most of time use the Politeness strategies. The male characters, who are in a greater social prestige situation, do less or any of these strategies. We are going to see in the work the implication of these affirmations.
Palavras-chave: Pragmática
Teoria da Polidez
Estratégias de preservação das faces
Orgulho e preconceito
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2805
Data do documento: 21-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGS21072017.pdf683,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons