Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Gabriela Lyra-
dc.date.accessioned2017-11-09T21:56:37Z-
dc.date.available2017-07-27-
dc.date.available2017-11-09T21:56:37Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2806-
dc.description.abstractThis research aims to study the didactic materials used in the english classes at Instituto dos Cegos da Paraíba. But is not only that, I also aim, in the first moment to show, in a general way, the history and conquests of disable people (not only the visual impairment). Having said that, the following topic is about the correct term, if it is “blind” or “visual impaiment” and then we go on to the difference of blindness and low vision. Then we will know a little bit of the institution itself. In the second moment we will talk about the teaching of english as a foreign language and for that firs we will talk about the diferences from student to student and what we, teachers, need to consider in class. We will also talk about the different types of leraning startegies for blind students and what na english teacher as a foreign language should do when giving class for people with visual impairment. In the third and last moment, the theme is ditactic material for the teaching of english, in which firstly we will talk about it in a more general way and then in a more specific way we will turn our eyes to the materials in in the english classes at the institute. Right after that we have the conclusion. This research was done by the support of books, monographs, articles and even by colecting informations with the help of people who work at the institute. Being, myself, a intern in the place for two semesters in a row some of the thing written were also by the experiences that I had and observations that I made.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T21:56:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) GLA27072017.pdf: 985637 bytes, checksum: 7c8078506043d48698f1c8888f5bbf42 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T21:56:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) GLA27072017.pdf: 985637 bytes, checksum: 7c8078506043d48698f1c8888f5bbf42 (MD5) Previous issue date: 2017-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.titleDesafios de ensinar inglês para pessoas com deficiência visual no Instituto dos Cegos da Paraíba: analisando os materiais didáticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dialectaquiz, Andréa Burity-
dc.description.resumoPara essa pesquisa, meu objeto a ser estudado foram os materiais didáticos nas aulas de inglês no Instituto dos Cegos da Paraíba. Porém não se resume somente a isso, também procuro, no primeiro momento, fazer um apanhado geral do da história das conquistas das pessoas com deficiência (não somente a visual). Com isso seguimos para a análise de se o correto é “cego” ou “pessoa com deficiência visual” e em seguida vamos para a diferença entre cegueira e baixa visão. Dito isso, chega a hora de conhecer um pouco do Instituto em si. No segundo momento falamos sobre o ensino de língua inglesa como língua estrangeira, com isso iremos falar um pouco sobre as diferenças entre os alunos e que devem ser consideradas na hora da aula. Também se fala sobre as estratégias de aprendizagem para os alunos com deficiência visual e o que um professor de inglês como língua estrangeira deve fazer para dar aula para alunos cegos. No terceiro e último momento temos como tema o material didático para o ensino da língua inglesa, onde primeiramente veremos um apanhado geral e em seguida um olhar mais específico, voltados para os materiais didáticos de língua inglesa no Instituto. Com o fim do último momento teremos a conclusão. Esta pesquisa foi feita através de pesquisas feitas em livros, monografia, artigos e até mesmo coletando dados com as pessoas que trabalham no Instituto. Por ser uma estagiária do local há dois semestres, algumas coisas também foram escritas através das minhas observações e experiência lá vividas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLA27072017.pdf962,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons