Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28078
Tipo: | TCC |
Título: | EDUCAÇÃO POPULAR NA PÓS GRADUAÇÃO DE ALAGOAS: um estudo nas áreas de Serviço Social e Educação (1980-2020) |
Autor(es): | PEDROSA, FRANCISCA FERREIRA DE SOUZA |
Primeiro Orientador: | Machado, Aline Maria Batista |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido a partir da experiência como pesquisadora de iniciação científica do projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO POPULAR NA PÓSGRADUAÇÃO BRASILEIRA: um estudo das áreas de Serviço Social e Educação (20002010). Sendo a proposta de estudo apresentar os resultados de uma pesquisa composta por duas etapas: utilização dos dados que foram coletados no relatório de iniciação cientifica da vigência 2013_2014 e levantamento das dissertações e teses nas áreas de Educação e Serviço Social de 2011 a 2020. O objetivo geral deste estudo é realizar um balanço acerca da produção acadêmica que traz a educação popular como temática nas pós-graduações strictu sensu em universidades públicas no estado de Alagoas. Os objetivos específicos: conhecer as temáticas e abordagens dominantes e emergentes que se articulam com a educação popular; identificar e analisar o referencial teórico, bem como o perfil dos discentes que assumem tal temática; analisar a educação popular enquanto o objeto de estudo central ou a temática secundária; e se a produção que tem essa temática vem se reduzindo ou aumentando, nas pós-graduações em Educação e em Serviço Social. Metodologicamente, nosso trabalho é do tipo exploratório e bibliográfico, cuja forma de abordagem é qualitativa, embasada no referencial teórico-crítico do materialismo histórico-dialético e na fase da análise dos dados tomamos por base a técnica de análise de conteúdo fundamentada por Laurence Bardin. Na fase de coleta dos dados, para os anos de 2011 a 2020, nos utilizamos do portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://bdtd.ibict.br), bem como, de bibliotecas virtuais, repositórios institucionais e sites das pós-graduações das universidades públicas do estado em questão. Os resultados referentes aos anos de 1980 a 2010, que servem de fonte de dados para essa pesquisa, foi o relatório final de iniciação científica que foi executado na vigência 2013_2014 pela bolsista Pibic/Cnpq Daniela Ninfa de Lima Sousa. Foram identificadas e investigadas 04 (quatro) instituições públicas de ensino superior. Ao cruzarmos o levantamento de Sousa (2014) ao nosso levantamento, que foi de 2011 a 2020, temos um quantitativo de 12 produções no estado de Alagoas, todas da área de Educação. A Universidade Federal de Alagoas - UFAL se destaca, pois foi o lócus de pesquisa, visto ser a única no estado que possuía os programas de pós-graduação em Educação e em Serviço Social. A pesquisa revelou que a Educação Popular é pouco estudada na área de Educação e não foi abordada pelo Serviço Social, pois não localizamos nenhuma dissertação de mestrado, visto que o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS só começou em 2017. As produções encontradas demonstraram que na área de Educação o tema está presente como temática central em apenas um trabalho, e como temática secundária nos trabalhos relacionadas aos temas da Alfabetização/Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores para a EJA, dialogando, ainda, com Participação democrática, entre outras. |
Abstract: | This course conclusion work was developed from the experience as a researcher of scientific initiation of the research project: POPULAR EDUCATION IN BRAZILIAN GRADUATE STUDIES: a study of the areas of Social Work and Education (2000-2010). The study proposal presents the results of a research composed of two stages: use of the data that were collected in the scientific initiation report of the 2013_2014 term and survey of dissertations and theses in the areas of Education and Social Work from 2011 to 2020. The general objective was to take stock of the academic productions that bring popular education as a theme in strictu sensu post-graduations in public universities in the state of Alagoas, in the areas of Education and Social Work, that is, we conducted a "state of the art" study. As specific objectives: to know the dominant and emerging themes and approaches that articulate with popular education; to identify and analyze the theoretical framework, as well as the profile of the students who assume such a theme; to analyze popular education as the central object of study or the secondary theme; and if the production that has this theme has been reducing or increasing, in the postgraduations in Education and Social Work. Methodologically, our work is of the exploratory and bibliographic type, whose approach is qualitative, based on the theoretical-critical framework of historical-dialectical materialism. In the data collection phase, for the years 2011 to 2020, we used the portal of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (http://bdtd.ibict.br), as well as virtual libraries, institutional repositories and websites of the graduate programs of the public universities of the state in question. The results referring to the years 1980 to 2010, which serve as a source of data for this research, was the final report of scientific initiation that was executed in the 2013_2014 term by the Pibic/Cnpq scholarship holder Daniela Ninfa de Lima Sousa. 04 (four) public institutions of higher education were identified and investigated. When we cross the survey of Sousa (2014) to our survey, which was from 2011 to 2020, we have a quantitative of 12 productions in the state of Alagoas, all in the area of Education. The Federal University of Alagoas - UFAL stands out, because it was the locus of research, since it was the only one in the state that had graduate programs in Education and Social Work. The research revealed that Popular Education is little studied in the area of Education and was not addressed by Social Work, as we did not locate any master's dissertation, since the doctorate in the Graduate Program in Social Work - PPGSS only began in 2017. The productions found showed that in the area of Education the theme is present as a central theme in only one work, and as a secondary theme in the works related to the themes of Education/Literacy of Youth and Adults, Teacher Training for EJA, Curriculum for EJA, dialoguing, still, with Democratic Participation, among others. |
Palavras-chave: | Educação Educação Popular Paulo Freire Education. Paulo Freire. Popular Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Serviço Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28078 |
Data do documento: | 22-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_ (2).pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.