Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2807Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Freitas, Glória Maria Miranda | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-09T22:04:08Z | - |
| dc.date.available | 2017-07-19 | - |
| dc.date.available | 2017-11-09T22:04:08Z | - |
| dc.date.issued | 2017-06-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2807 | - |
| dc.description.abstract | The main purpose of this paper is to propose strategies of English language teaching for students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), for which, the following specific objectives were established: conceptualizing ADHD; describing how the brains of people with this disorder works; identifying the difficulties encountered by two teachers of a language school who have students with ADHD in an English language classroom; identifying teaching strategies that may assist in teaching the English language to people with ADHD. The methodology used was the ethnographic and interactive analysis (CAVALCANTI, 1991) involving two English teachers (teacher A and B) in the teaching of two students (student X and Y) diagnosed with ADHD. The research was carried out in a private language school in the city of João Pessoa - PB, from August to September of 2016. The following tools were used for the data collection i) observations of classes of the two teachers; ii) one (01) questionnaire in order to trace their professional profile and to identify the difficulties they found in the classroom with students with ADHD; iii) two (02) diagnostic questionnaires of the disorder that they answered about the students according to the reality lived in the classroom. Through the obtained data it was possible to devise teaching strategies capable of assisting teachers in teaching students with the target disorder. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T22:04:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) GMMF19072017.pdf: 2777426 bytes, checksum: a58afad968cc986bf26d87f26b93d94c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-09T22:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) GMMF19072017.pdf: 2777426 bytes, checksum: a58afad968cc986bf26d87f26b93d94c (MD5) Previous issue date: 2017-06-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
| dc.subject | Neurociência | pt_BR |
| dc.subject | Estratégia de ensino | pt_BR |
| dc.title | Estratégias de ensino da língua inglesa para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dourado, Maura Regina | - |
| dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é propor estratégias de ensino de língua inglesa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: conceituar o TDAH; descrever como funciona o cérebro de pessoas com esse transtorno; identificar as dificuldades encontradas por duas professoras de uma escola de idiomas, que têm alunos com TDAH em sala de aula de língua inglesa; identificar estratégias de ensino que possam auxiliar no ensino da língua inglesa para pessoas com TDAH. A metodologia utilizada foi a de análise interativista e de base antropológica (CAVALCANTI, 1991), envolvendo duas professoras (professora A e B) de língua inglesa e dois alunos (aluno X e Y) diagnosticados com TDAH. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola privada de idiomas na cidade de João Pessoa – PB, no período de agosto a setembro do ano de 2016. Para a coleta de dados foram realizadas: i) observações de aulas nas turmas das professoras; ii) um (01) questionário acerca de seu perfil profissional e as dificuldades que encontram em sala com os alunos com TDAH, iii) dois (02) questionários de diagnóstico do transtorno que elas responderam sobre os alunos de acordo com a realidade vivenciada em sala de aula. Através dos dados obtidos foi possível traçar estratégias de ensino capazes de auxiliar professores no ensino de alunos com o transtorno. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GMMF19072017.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
