Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28081
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CARVALHO, PEDRO HENRIQUE CUNHA DE | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T10:48:40Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T10:48:40Z | - |
dc.date.issued | 1993-06-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28081 | - |
dc.description.abstract | Considering the cultural and linguistic multiplicity of the contemporary world, in which reading, writing and orality relate in different ways, with new forms of communication and interaction (ROJO; MOURA, 2022), this work aims to discuss the development of orality by the contributions of the Pedagogy of Multiliteracies, through a didactic proposal focused on English conversation class. For that, this paper presents a bibliographic research about the theoretical findings that surround the development of orality, highlighting some fundamental characteristics, using as main references Brown (2001), Goh e Burns (2012) e Thornbury e Slade (2006). This study also presents a general understanding of how these aspects related to orality are approached in English conversation courses. As part of the bibliographic research, it presents a theoretical understanding about the Pedagogy of Multiliteracies, reflecting on how it can contribute to the development of orality in the English language. Lastly, this work presents and reflects about a pedagogical proposal to teach English conversation based on multiliteracies in a three-classes didactic unity. This study shows a way to develop a teaching practice for orality that considers the different semiosis and language multiplicity of a multiliteracy education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2023-08-29T10:48:40Z No. of bitstreams: 1 TCC PEDRO HENRIQUE CUNHA DE CARVALHO.pdf: 2117527 bytes, checksum: 851ed1a7dbf6d4bc5e19a67c6e8acb22 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-29T10:48:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC PEDRO HENRIQUE CUNHA DE CARVALHO.pdf: 2117527 bytes, checksum: 851ed1a7dbf6d4bc5e19a67c6e8acb22 (MD5) Previous issue date: 1993-06-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Oralidade. Multiletramentos. Conversação. Ensino de Inglês. | pt_BR |
dc.subject | Orality. Multiliteracies. Conversation. English Teaching. | pt_BR |
dc.title | ORALIDADE E MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FARIAS, Jailine Mayara Sousa de | - |
dc.description.resumo | Considerando a multiplicidade cultural e linguística do mundo contemporâneo, em que leitura, escrita e oralidade se relacionam de diferentes maneiras, com novas formas de comunicação e interação (ROJO; MOURA, 2019), o presente trabalho tem o objetivo de discutir o desenvolvimento da oralidade com base nas contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos, a partir de uma proposta didática com foco no trabalho com conversação em língua inglesa. Para isto, parte-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica acerca dos pressupostos teóricos que envolvem o desenvolvimento da oralidade, ressaltando algumas de suas características fundamentais, utilizando como referência principal Brown (2001), Goh e Burns (2012) e Thornbury e Slade (2006). O estudo também apresenta um panorama geral de como estes aspectos da oralidade são abordados em cursos de conversação de língua inglesa. Ainda como parte da pesquisa bibliográfica, são apontados aspectos teóricos acerca da Pedagogia dos Multiletramentos, refletindo sobre como essa perspectiva pode contribuir para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa. Por fim, este trabalho desenvolve e reflete sobre uma proposta didática voltada para o ensino de conversação em língua inglesa à luz dos multiletramentos, em uma unidade didática de três aulas. Dessa forma, este trabalho apresenta uma maneira de desenvolver uma prática docente voltada para oralidade levando em consideração as diversas semioses e multiplicidades de linguagem de uma educação multiletrada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PEDRO HENRIQUE CUNHA DE CARVALHO.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.