Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLINHARES, MARIA CECÍLIA PESSOA COELHO-
dc.date.accessioned2023-08-29T11:01:00Z-
dc.date.available2080-11-01-
dc.date.available2023-08-29T11:01:00Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28083-
dc.description.abstractTaylor Swift is a singer from United States who started her carrer in the country genre, but establish herself as a singer that works with differents kinds of music genres. She is known for composing her own songs, and in 2020, during the pandemic of Covid-19, she decided to release the album folklore with 16 new songs. This essay seeks to analyze two song lyrics, “my tears ricochet” and “mad woman”, of this album through the intersectional perspective of American Feminist Criticism. Using the text of Paige L. Sweet, Stephanie Sarkis and Lourdes Maria Bandeira, we seek to investigate how gaslighting is related to gender inequality and violence against women. Through out this research, we explore how these subjects are addressed in the song lyrics. Furthermore, we seek to identify how feminine madness is portrayed in the mad woman’s song lyrics, if it’s connected to feminine rebellion as Gilbert and Gubar investigate or to mental illness as Donaldson studies, and if this type of representation is appropriate or not.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2023-08-29T11:01:00Z No. of bitstreams: 1 MARIA CECÍLIA PESSOA COELHO LINHARES.pdf: 442951 bytes, checksum: 272d4e27086c5853bd7d23123eb208ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-29T11:01:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA CECÍLIA PESSOA COELHO LINHARES.pdf: 442951 bytes, checksum: 272d4e27086c5853bd7d23123eb208ab (MD5) Previous issue date: 2023-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectTaylor Swift; folklore, gaslighting; violência contra mulheres; loucura feminina; doenças mentais.pt_BR
dc.subjectTaylor Swift; folklore; gaslighting; violence against women; feminine madness; mental illness.pt_BR
dc.titleANÁLISE DAS CANÇÕES my tears ricochet e mad woman A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA DE GÊNERO INTERSECCIONALpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Renata Gonçalves-
dc.description.resumoTaylor Swift é uma cantora estadunidense que começou sua carreira com o gênero country, mas se estabeleceu como uma cantora que trabalha com diferentes gêneros musicais. Ela é conhecida por compor suas próprias canções e em 2020, durante a pandemia de Covid-19, ela decide lançar o álbum folklore contendo 16 músicas novas. Este trabalho procura analisar duas letras de canções, “my tears ricochet” e “mad woman”, do álbum através da perspectiva interseccional da crítica feminista estadunidense. Utilizando textos de Paige L. Sweet, Stephanie Sarkis e Lourdes Maria Bandeira buscamos investigar como gaslighting está relacionado a desigualdade de gênero e a violência contra mulheres. Através dessa pesquisa, exploramos como esses assuntos são abordados nas letras das canções mencionados. Além disso, buscamos identificar como a loucura feminina é retratada na letra de canção de “mad woman”, se está ligado à rebeldia feminina como investigam Gilbert e Gubar ou as doenças mentais como estuda Donaldson, e se esse tipo de representação é ou não adequada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CECÍLIA PESSOA COELHO LINHARES.pdf432,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.