Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28093
Tipo: | TCC |
Título: | A ÚLTIMA DANÇA: CISNE NEGRO À LUZ DA PSICANÁLISE |
Autor(es): | MAGALHÃES, AMANDA OLIVEIRA |
Primeiro Orientador: | do Nascimento, Zaeth Aguiar |
Resumo: | O estudo consiste em uma análise fílmica de Cisne Negro (2010) à luz da psicanálise. A investigação teórica partiu do questionamento norteador: „como se constitui o corpo na psicose?‟. A partir disso, buscou-se compreender como se constrói a noção de corpo na psicose e investigar a devastação e suas especificidades nessa estrutura, articulando-a com a noção de arrebatamento ou deslumbramento. O filme ilustra o desencadeamento da psicose de Nina (protagonista), que ocorre com a convocação para o papel de Rainha dos Cisnes. Nesse momento, instaura-se um imperativo para que ela incorpore em si as duas versões do Cisne: o Branco e o Negro. No entanto, a transmutação acontece em sua carne, sem alguma interpelação simbólica que pudesse a sustentar, pois a dança é um imperativo de gozo mortífero para Nina. Na psicose, não há uma noção de Eu definida. Da mesma forma, Nina se sente perdida: invadida pelo gozo do Outro, ela é impossibilitada de ser algo além de bailarina. Encontra-se à deriva, constantemente na posição de objeto de amor ou de ódio deste Outro. Constatou-se que na psicose o corpo é experienciado aos pedaços e que a devastação deve ser lida em diálogo com os fenômenos de arrebatamento ou deslumbramento do corpo. O processo de fragmentação do corpo decorre de uma falha de integração da imagem corpórea, denominado de „estádio do espelho‟, processo de formação da identidade. Diante disso, o corpo psicótico é percebido despedaçado. Ao mesmo tempo, a questão do feminino não se inscreve na psicose (ou para Nina), pois tal questionamento apenas cabe em uma estrutura neurótica. A busca fatal pela perfeição encontra-se com o gozo mortífero do Outro que retorna ao seu corpo de forma irremediável. Para barrar essa invasão, Nina se mata, atualizando ao final do enredo o trágico da peça O lago dos Cisnes. |
Abstract: | The study consists of a film analysis of Cisne Negro (2010) in the light of psychoanalysis. The theoretical investigation started from the guiding question: 'how is the body constituted in psychosis?'. From this, we sought to understand how the notion of body is constructed in psychosis and to investigate the devastation and its specificities in this structure, articulating it with the notion of rapture or wonder. The film illustrates the triggering of Nina's (protagonist) psychosis, which occurs with being called to play the role of Queen of Swans. At that moment, an imperative is established for her to incorporate the two versions of the Swan: the White and the Black. However, the transmutation takes place in her flesh, without any symbolic interpellation that could sustain her, as dance is an imperative of deadly enjoyment for Nina. In psychosis, there is no defined sense of self. In the same way, Nina feels lost: invaded by the jouissance of the Other, she is unable to be anything other than a dancer. She finds herself adrift, constantly in the position of object of love or hatred of this Other. It was found that in psychosis the body is experienced in pieces and that the devastation must be read in dialogue with the phenomena of rapture or dazzle of the body. The process of fragmentation of the body stems from a failure to integrate the body image, called the 'mirror stage', a process of identity formation. Faced with this, the psychotic body is perceived as shattered. At the same time, the issue of the feminine is not inscribed in psychosis (or for Nina), as such questioning only fits into a neurotic structure. The fatal quest for perfection meets the deadly jouissance of the Other who irremediably returns to his body. To stop this invasion, Nina kills herself, updating the tragic ending of the play Swan Lake at the end of the plot. |
Palavras-chave: | Corpo; psicose; arrebatamento; Body; psychosis; rapture; |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28093 |
Data do documento: | 13-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda-Oliveira-Magalhaes-TCC.pdf | 505,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.