Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMEDEIROS, LARISSA CAVALCANTI DE SOUSA-
dc.date.accessioned2023-08-29T14:55:07Z-
dc.date.available2023-08-29T14:55:07Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28110-
dc.description.abstractWith the need to contain the Covid-19 virus, emergency measures, such as social distancing, were essential, as well as the transition from face-to-face to remote teaching. Remote teaching is recognized as one of the biggest challenges for education during the pandemia. Teachers had to adapt to this class model and deal with impediments that, before, were not common in their daily lives. On the other hand, the return of face-to-face classes after the flexibilization of the pandemic brought new impediments. In this context, this research is based on the Clinic of Activity (CLOT, 2007; 2014;2017), relating concepts of power to act, health, stile, impediments and real work to the teacher’s activity (MEDRADO, 2011). The objective is to analyze the teaching work through the Clinic of Activity in the pandemic and post-pandemic context. A survey of teachers' reports excerpts obtained through articles published on the G1 online platform was carried out, and an analysis of these reports was based on a qualitative-interpretative approach. In this way, it was possible to list varied contexts shared by the teachers, which show how the power to act was present during the pandemic period, reflecting on the ways they transform impediments into new ways of acting. As well as the new impediments faced in the post-pandemic period and how they differ from the previous ones were discussed. So, the teaching work, analyzed from the point of view of the Clinic of Activity, allows investigation of the teaching action in its complexity and the paths taken by teachers to act to develop their work and themselves.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2023-08-29T14:55:07Z No. of bitstreams: 1 LARISSA CAVALCANTI DE SOUSA MEDEIROS.pdf: 660687 bytes, checksum: cdcf3a686701ff2827e83594194f8610 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-29T14:55:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LARISSA CAVALCANTI DE SOUSA MEDEIROS.pdf: 660687 bytes, checksum: cdcf3a686701ff2827e83594194f8610 (MD5) Previous issue date: 2023-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectpoder de agir; impedimentos; trabalho docente; Clínica da Atividade.pt_BR
dc.subjectpower to act; impediments; teaching work; Clinic of Activity.pt_BR
dc.titleO PODER DE AGIR DOCENTE: REFLEXOS DA PANDEMIA E NOVOS IMPEDIMENTOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Walison Paulino de Araújo-
dc.description.resumoCom a necessidade de conter o vírus da Covid-19, medidas emergenciais, como o distanciamento social, foram imprescindíveis, assim como a transição do ensino presencial para o remoto. Esta última é reconhecida como um dos maiores desafios para a educação em tempos de pandemia. Professores/as precisaram se adaptar a esse modelo de aula e lidar com impedimentos que, antes, não eram comuns em seus cotidianos. Por outro lado, também verificamos que o retorno ao modo presencial, após o arrefecimento da pandemia, trouxe consigo novos impedimentos. Nesse contexto, esta pesquisa fundamenta-se na Clínica da Atividade (CLOT, 2007; 2014;2017), relacionando os conceitos de poder de agir, saúde, estilo, impedimentos e trabalho real com o trabalho do professor (MEDRADO, 2011), com o objetivo de analisar o trabalho docente à luz da Clínica da Atividade no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Para esse fim, metodologicamente, foi realizado um levantamento de trechos relatos de professores obtidos através de matérias publicadas na plataforma online do G1, de abrangência nacional, e a análise desses relatos se deu a partir da abordagem qualitativa-interpretativa. Dessa forma, foi possível elencar variados contextos compartilhados pelos/as professores/as, que mostram como o poder de agir se fez presente no período da pandemia, refletindo nas maneiras encontradas por eles/elas para transformar os impedimentos em novas formas de agir. Do mesmo modo, foram discutidos os novos impedimentos enfrentados no período póspandemia e como eles diferem dos anteriores. Dito isto, o trabalho docente, analisado sob o ponto de vista da Clínica da Atividade, permite investigar o agir docente em sua complexidade, visualizando os caminhos encontrados por professores/as para agir, transformando o seu trabalho e a si mesmos/as.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA CAVALCANTI DE SOUSA MEDEIROS.pdf645,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.