Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28117
Tipo: | TCC |
Título: | A IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: REFLETINDO SOBRE MULTIMODALIDADE NO ENSINO BILÍNGUE |
Autor(es): | PEREIRA, SÂMARA CELYNE DA CUNHA |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Barbara Cabral |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar a relevância das imagens presentes em um livro didático de língua inglesa utilizado em um programa bilíngue para ensino fundamental anos iniciais que tem como pilar principal a abordagem Content and Language Integrated Learning (CLIL). Com base nos estudos de Kress & van Leeuwen (1996), Coyle, Hood & Marsh (2010) e contribuições de autores como Haugen (1953), Baker (2011), Harmers e Blanc (2000), Norman (2004) e Dalton-Puffer (2013), foi realizado um estudo de caso para analisar as imagens presentes em um livro selecionado, bem como suas funções e orientações de uso em sala de aula, conforme descrito no guia do professor. Os resultados revelaram quatro funções que podem ser identificadas nas imagens no livro didático, são elas: a) imagens que somadas à língua criam significado; b) imagens que reforçam ou complementam o texto; c) imagens que podem evocar emoções no leitor e d) imagens que podem criar significado independente do texto. Concluiu-se que as imagens desempenham um papel crucial no processo de aprendizado de uma L2, de acordo com cada função, objetivo e contexto que são empregadas. Essas imagens são particularmente relevantes no ensino de inglês para crianças, pois podem proporcionar uma experiência de ensino-aprendizagem mais significativa, apoiada pela utilização da multimodalidade e da abordagem Content and Language Integrated Learning (CLIL). |
Abstract: | The present work aims to present and analyze the relevance of the images in an English language textbook used in an early elementary year’s bilingual program that is primarily based on the Content and Language Integrated Learning (CLIL) approach. Based on the studies by Kress & van Leeuwen (1996), Coyle, Hood & Marsh (2010), as well as contributions from authors such as Haugen (1953), Baker (2011), Harmers and Blanc (2000), Norman (2004), and Dalton-Puffer (2013), a case study was conducted to analyze the images present in a textbook, with their functions and guidelines for classroom use, as described in the teacher's guide. The results revealed four functions of images in the textbook: a) images that contribute to the meaning of language; b) images that reinforce or complement the text; c) images that cause emotions in the reader; and d) images that can provide meaning independently of the text. It was concluded that images play a crucial role in the second language learning process, depending on the specific function, objective, and context in which they are employed. These images are particularly relevant in teaching English to children, as they can provide a more meaningful teaching and learning experience supported using multimodality and the Content and Language Integrated Learning (CLIL) approach. |
Palavras-chave: | Bilinguismo; Programa bilíngue; Livro didático; bilingualism; bilingual program; textbook; |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28117 |
Data do documento: | 1-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_ (1).pdf | 8,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.