Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28159
Tipo: TCC
Título: O SENTIDO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA PARA JOVENS EGRESSOS DA MEDIDA DE INTERNAÇÃO
Autor(es): Kokkonen dos Santos, Nathália
Primeiro Orientador: Ramalho de Sousa Amorim, Tâmara
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar, o sentido atribuído à medida socioeducativa de internação e as implicações da institucionalização nas vidas de jovens egressos desta medida. A metodologia utilizada nesse artigo consistiu na aplicação de uma entrevista semiestruturada, tendo como Lócus da pesquisa cinco unidades dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na cidade de João Pessoa/PB, com oito jovens que cumpriram medida socioeducativa de internação na cidade. Eles tinham entre 18 e 21 anos, todos se identificaram com o gênero masculino, a maioria se autodeclarou como preto e a renda familiar da maioria chegava até um salário mínimo. Para a análise de dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo, contando com a gravação da entrevista após o consentimento dos participantes. Os resultados foram organizados em classes temáticas e categorias, resultando nas seguintes classes temáticas: motivos que levaram ao ato infracional; realidade antes da medida de internação realidade na unidade de internação; sentido da medida da internação e implicações, demonstrando a fragilidade da execução da medida por parte do Estado e promovendo sentimento de fragilidade, revolta, responsabilização por parte dos jovens. Através deste estudo, pretende-se contribuir com dados a respeito de pesquisas na área da socioeducação e de uma Psicologia em prol dos direitos humanos.
Abstract: x
Palavras-chave: Medida Socioeducativa de Internação
Sentido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28159
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NKS30082023.pdf246,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.