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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28163
Tipo: Dissertação
Título: Identificação, à luz da agenda 2030, da educação para a sustentabilidade em unidades de conservação ambiental: um estudo no Parque Estadual Mata da Pimenteira
Autor(es): Santos, Maria Neuma Paulino
Primeiro Orientador: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Primeiro Coorientador: Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima
Resumo: Debates sobre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ocasionaram, ao longo do tempo, diversas mudanças nos valores culturais e econômicos da sociedade ao passo em que as questões acerca da sustentabilidade vêm ganhando espaço no contexto educacional. No intento de demonstrar a relevância do papel da educação para construir uma sociedade sustentável, tem-se a Educação para a Sustentabilidade (EpS), contemplada em uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estes elencados pela Agenda 2030. A EpS transcende o discurso do desenvolvimento sustentável, propondo converter seus conceitos em práticas sociais, com vistas a promover a mudança de comportamento. Este estudo possui como lócus o Parque Estadual Mata da Pimenteira (doravante denominado PEMP), localizado no município de Serra Talhada-PE, tendo sido reconhecido como Unidade de Conservação Estadual em 2012. Uma vez que esta unidade possui, dentre seus propósitos, a promoção da educação ambiental e o incentivo a pesquisas científicas, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar as ações de EpS desenvolvidas pelo PEMP e o seu respectivo alinhamento junto ao 4º ODS - Educação de qualidade para todos. O estudo constitui-se em uma abordagem qualitativa, com obtenção de dados por meio de entrevista narrativa, sendo utilizada a análise de narrativa para procedimento de análise de dados, os quais foram coletados a partir de dois agentes: Os integrantes do Conselho Gestor do Parque e os moradores do seu entorno. Entre os resultados, foi percebido que as práticas educativas desenvolvidas no PEMP promoveram, ao longo dos anos, a mudança de comportamento dos moradores, podendo ser considerada como EpS. Assim, percebe-se que as ações educativas estão alinhadas ao 4º ODS - Educação de Qualidade para todos, contudo, ainda há limitações e potencialidades encontradas no contexto do PEMP que podem ser trabalhadas em longo prazo.
Abstract: Debates on sustainable development and sustainability have, over time, caused several changes in the cultural and economic values of society, while questions about sustainability have been gaining ground in the educational context. In an attempt to demonstrate the relevance of the role of education in building a sustainable society, Education for Sustainability (EpS) is included in one of the goals of the Sustainable Development Goals (SDGs), which are listed in the 2030 Agenda. EpS transcends the discourse of sustainable development, proposing to convert its concepts into social practices, with a view to promoting behavior change. This study has as its locus the Mata da Pimenteira State Park (hereinafter referred to as PEMP), located in the municipality of Serra Talhada-PE, having been recognized as a State Conservation Unit in 2012. Since this unit has, among its purposes, the promotion of environmental education and the encouragement of scientific research, the present study has the general objective: to analyze the EpS actions developed by the PEMP and their respective alignment with the 4th SDG - Quality education for all. The study consists of a qualitative approach, obtaining data through narrative interviews, using narrative analysis for the data analysis procedure, which were collected from two agents: The members of the Park Management Council and the residents of its surroundings. Among the results, it was noticed that the educational practices developed in the PEMP promoted, over the years, a change in the behavior of the residents, which can be considered as EpS. Thus, it can be seen that the educational actions are aligned with the 4th SDG - Quality Education for all, however, there are still limitations and potentialities found in the context of the PEMP that can be worked on in the long term.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável - Objetivos
Sustentabilidade - Educação
PEMP - Parque Estadual Mata da Pimenteira
Sustainable Development - Goals
Sustainability - Education
Mata da Pimenteira State Park
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28163
Data do documento: 7-Jul-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

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