Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2818Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silveira, Juliana de Souza Cavalcanti | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-13T12:23:26Z | - |
| dc.date.available | 2017-07-21 | - |
| dc.date.available | 2017-11-13T12:23:26Z | - |
| dc.date.issued | 2017-06-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2818 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this is paper is to look at (or review how) English taught as a foreign language in a Brazilian public school, based in the theory of critical literacy. It aims to analyze an experience during my participation in the project PIBID Letras ingles. The class, that will be analyzed, occurred) September 2015. This paper we discuss how English as a foreign language was implemented in Brazil, since the Empire Age (1822 - 1889), until present day. It will present the commercial and political reasoning why this language was required as part of the basic educational curriculum. The paper will look at the methodology and the proposals suggested by the Brazilian officials. , especially teaching based in the literacy and critical literacy theory. It will discuss critical literacy from the perspective of scholars like Rojo (2009), Coradim (2014), Abednia (2015), as well as the perspective of the official documents, published by the Ministery of Education (MEC), in the context of the public teaching in Brazil. In this work, it will analyze the teaching practice experienced during the participation in the project mentioned. Looking at the theories discussed in this paper about critical literacy and English teaching in high school. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T12:23:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JSCS21072017.pdf: 958004 bytes, checksum: 110ef45e9aab4302383b6b5a4c43b1ea (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-13T12:23:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JSCS21072017.pdf: 958004 bytes, checksum: 110ef45e9aab4302383b6b5a4c43b1ea (MD5) Previous issue date: 2017-06-21 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | ensino de inglês | pt_BR |
| dc.subject | letramento | pt_BR |
| dc.subject | escola pública | pt_BR |
| dc.subject | letramento crítico. | pt_BR |
| dc.title | Letramento crítico e ensino de inglês na escola pública :análise de uma experiência | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dialectaquiz, Andréa Burity | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho sobre ensino de língua inglesa em uma escola pública, baseado em estudos de letramento crítico, visa analisar uma experiência vivenciada durante minha participação no subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Letras- inglês, a qual aconteceu em setembro de 2015. Para tanto, fazemos um panorama sobre o ensino da língua inglesa como língua estrangeira no Brasil desde o Império até os dias atuais, apresentando por quais razões políticas e comerciais ocorreu a implementação da língua inglesa no currículo da educação básica. Discutimos os métodos e propostas sugeridas para o ensino de inglês no Brasil até as sugestões atuais, isto é, um ensino pautado no letramento e letramento crítico. Explanamos letramento crítico na perspectiva de alguns autores especialistas na área como Rojo (2009), Coradim (2014), Abednia (2015), como também na perspectiva dos documentos oficiais, publicados pelo Ministério da Educação (MEC), para o contexto do ensino público brasileiro. Neste trabalho apresentamos e analisamos a prática docente vivenciada no subprojeto PIBID Letras-Inglês, a partir das teorias discutidas neste trabalho sobre letramento crítico e ensino de inglês no ensino médio. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSCS21072017.pdf | 935,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
