Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28199
Tipo: Dissertação
Título: Fotolivro As Caras de Juventino Maravilha: corpo e máscara na composição dramática
Autor(es): Pereira, Jucinaldo Herculano
Primeiro Orientador: Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi abordar sobre as interseções entre a composição dramática e o fotolivro. Interessa-nos os caminhos percorridos e implicados à linguagem da dramaturgia ao incorporar as técnicas do fotolivro, seja como mecanismo de registro e geração de memória ou como processo criativo, sobretudo, a partir das relações entre corpo e máscara; e ainda, retraçar as mudanças arquitetadas no campo da fotografia quando está agrupa recursos midiáticos, que estabelecem convergências para uma narrativa na composição dramatúrgica. Para tanto, recorreu-se à dramaturgia de Everaldo Vasconcelos, por meio do texto “As Caras de Juventino Maravilha”, os softwares livres GIMP para tratamento das imagens e Scribus para editoração eletrônica, no esforço de produzir o fotolivro e refletir sobre as relações exercidas entre a fotografia e a encenação. Evidencia-se as experiências práticas e teóricas do pesquisador, em relação ao corpo e a máscara, desde o seu encontro com a arte teatral, até a reunião entre a práxis da encenação e os recursos da fotografia para a elaboração do artefato. Está dissertação dialoga, reflete e se inspira nas concepções teóricas dos autores: Bonfitto (2011), Stanislavisk (1997), Burnier (2009) com o intuito de pensar sobre a função do corpo no corpo do ator. Sobre o planejamento do fotolivro e articulações narrativas da fotografia este estudo se inspirou nos autores: Michael Freeman (2014), Gerry Badger (2015), Vilém Flusser (2009), Roland Barthes (1980) e Walter Benjamin (2012). As concepções teóricas dos autores possibilitaram analisar a contribuição e a potencialização da imagem fotográfica que é capaz de intervir e criar uma realidade visível na dramaturgia.
Abstract: The aim of this research was to address the intersections between dramatic composition and the photobook. We are interested in the paths taken and involved in the language of dramaturgy by incorporating photobook techniques, either as a recording and memory generation mechanism or as a creative process, above all, based on the relationship between body and mask; and yet, to retrace the changes engineered in the field of photography when it gathers media resources, which establish convergences for a narrative in the dramaturgical composition. For that, the dramaturgy of Everaldo Vasconcelos was used, through the text “As Caras de Juventino Maravilha”, the free software GIMP for image processing and Scribus for electronic publishing, to produce the photobook and reflect on the relationships exercised between photography and staging. The practical and theoretical experiences of the researcher are highlighted, in relation to the body and the mask, from his encounter with theatrical art, to the meeting between the praxis of staging and the resources of photography for the elaboration of the artifact. This dissertation dialogues, reflects and is inspired by the theoretical conceptions of the authors: Bonfitto (2011), Stanislavisk (1997), Burnier (2009) in order to think about the function of the body in the actor's body. About the planning of the photobook and narrative articulations of photography, this study was inspired by the authors: Michael Freeman (2014), Gerry Badger (2015), Vilém Flusser (2009), Roland Barthes (1980) and Walter Benjamin (2012). The theoretical conceptions of the authors made it possible to analyze the contribution and potentialization of the photographic image, which is capable of intervening and creating a visible reality in dramaturgy.
Palavras-chave: Composição dramática
Fotolivro
Máscara
Corpo
Dramatic composition
Photobook
Mask
Body
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28199
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons