Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRolim, Janaíne dos Santos-
dc.date.accessioned2017-11-13T12:32:01Z-
dc.date.available2017-07-24-
dc.date.available2017-11-13T12:32:01Z-
dc.date.issued2017-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2819-
dc.description.abstractNew technologies have changed not only the form of communication, but also the way language is used (COPE and KALANTZIS, 2000 [2006]). Regardless of these changes, communication occurs through multimodal texts. As far as teaching is concerned, the multimodal approach may enable the perception of the semiotic resources present in the texts, so that the student can understand the use, function and meanings built by these resources. In light of these considerations and taking into account the context of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) of the Federal University of Paraíba, there comes the idea of teaching students of partner schools with a multimodal approach, since the use of different languages can and does tend to be increasingly present in the texts that circulate in society. Therefore, the general objective of this final research paper is to investigate in which ways a multimodal approach supported by the multimodality and teaching studies (Kress and van Leeuwen, 1996 [2006]), was implemented in the teaching of LE within the PIBID English-Letters of the UFPB and analize whether this choice of approach has contributed to the expansion of multilevel practices. For that, we analyzed the didactic resources with the objectives of i) identifying the semiotic resources present in the didactic resources used in the classroom; ii) explaining in the light of Grammar of Visual Design the sense effect produced from the organization and choice of the semiotic resources present in didactic resources; and iii) describing whether and how the use of the semiotic resources explored in the slides provides multiliteracy practices. It is concluded that the semiotic resources used in the slides were crucial for the multimodal approach to English teaching as they contributed to a pedagogy of multiliteracies, which defends an adequate linguistic education aimed at building students' linguistic, visual, gestural, spatial and multimodal senses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T12:32:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JSR24072017.pdf: 3899686 bytes, checksum: 28f4f572496c36fbe6fc49d23b45ac32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T12:32:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JSR24072017.pdf: 3899686 bytes, checksum: 28f4f572496c36fbe6fc49d23b45ac32 (MD5) Previous issue date: 2017-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectAbordagem multimodalpt_BR
dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.titleUma abordagem multimodal de ensino de língua inglesa no contexto do Pibid lêtras-inglêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dourado, Maura Regina da Silva-
dc.description.resumoAs novas tecnologias têm mudado não apenas a forma de comunicação, mas também a forma com que a língua é usada (COPE e KALANTZIS, 2000 [2006]). Independentemente dessas mudanças, a comunicação ocorre por meio de textos multimodais. No que diz respeito ao ensino, a abordagem multimodal de ensino pode possibilitar percepção dos recursos semióticos presentes nos textos, de forma que o aluno possa compreender o uso, a função e os sentidos construídos por esses recursos. Face ao exposto e levando em consideração o contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) da Universidade Federal da Paraíba, surge então a preocupação de ensinar os alunos das escolas parceiras com uma abordagem multimodal, uma vez que o uso de diversas linguagens pode e tende a estar cada vez mais presente nos textos que circulam na sociedade. O objetivo geral desse Trabalho de Conclusão de Curso é investigar de que maneiras a abordagem multimodal respaldada nos estudos de multimodalidade e ensino (Kress e van Leeuwen, 1996 [2006]), foi implementada no ensino de LE dentro do PIBID Letras-Inglês da UFPB e analisar se essa escolha de abordagem contribuiu para a ampliação de práticas de multiletramento. Para isso analisamos os recursos didáticos elaborados com os objetivos de i) identificar os recursos semióticos presentes nos recursos didáticos utilizados em sala de aula; ii) explicar à luz da Gramática do Design Visual o efeito de sentido produzido a partir da organização e escolha inconsciente dos recursos semióticos presentes nos recursos didáticos; e iii) descrever se e como o uso dos recursos semióticos explorados nos slides proporcionam práticas de multiletramento. O trabalho conclui que os recursos semióticos utilizados nos slides foram cruciais para a abordagem multimodal de ensino à medida que contribuíram em prol de uma pedagogia dos multiletramentos, que defende uma educação linguística direcionada à construção de sentidos linguístico, visual, gestual, espacial e multimodal dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSR24072017.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons